A importância do diário alimentar – Dicas de como fazer

Nos dias de hoje muitas pessoas são capazes de fazer tudo para emagrecer, não só pela aparência, mas também pela saúde, pois, pessoas obesas têm mais facilidade de contrair doenças como: diabetes e doenças do coração.

Muita gente acha que fazendo dietas radicais a perda de peso é certa. Entretanto, é importante ressaltar que essas dietas funcionam, mas prejudicam a saúde e em pouco tempo, se não tiver cuidado, o peso volta outra vez.

Uma boa dica para perder peso e manter a saúde sem correr riscos é fazendo um diário alimentar que é algo ainda pouco conhecido, mas que dá resultados muito bons.

Qual a importância de um diário alimentar?

Fazer um diário alimentar é muito importante por vários fatores, nos quais estão: Ao anotar tudo que comemos, ficamos mais vigilantes a respeito dos alimentos que ingerimos e isso faz com que tomemos decisões mais inteligentes. Com isso nossas escolhas alimentares terão mais equilíbrio. Outro benefício de um diário alimentar é poder anotar os gatilhos que o fazem comer determinado alimento, sabendo quais são esses motivos, ficará mais fácil controlar o ato de comer como um todo. A ideia é observar se situações de euforia, tristeza, ansiedade ou estresse influenciam na sua maneira de se alimentar.

Dicas para começar um diário alimentar

1 – O primeiro passo para iniciar o seu diário alimentar é comprar um diário ou um caderno comum.

2 – Nos dias de hoje, existem vários aplicativos que ajudam na tarefa de fazer um diário alimentar, como alarmes lembrando o horário para se alimentar. Esses avisos estão disponíveis em relógios, celulares e outros dispositivos móveis.

3 – Algo que não pode ser esquecido é que além de anotar em seu diário alimentar todos os alimentos que ingere, é importante também colocar os líquidos, que também são responsáveis pela boa ou má alimentação.

4 – Anote todos os alimentos que comeu durante o dia, inclusive, aquele doce que ingeriu durante o trabalho.

5 – Procure ser específico, por exemplo: no lugar de escrever que comeu um sanduíche de presunto, escreva que comeu 1 pão francês + 1 fatia de presunto. Se o sanduíche tiver outros ingredientes, anote todos.

6 – Exponha seus sentimentos, quer dizer: Além de escrever o que comeu e bebeu, informe como se sente depois de comer aquele alimento. O indicado é esperar 15 minutos para escrever.

7 – Incentive os outros membros da família a fazerem seu próprio diário alimentar. No caso de crianças essa é uma boa ideia de monitorar e garantir hábitos mais saudáveis.

8 – O mais indicado é registrar as refeições ao longo do dia, logo após comer. Assim será difícil de esquecer alguma informação importante.

9 – Após alguns dias anotando em seu diário alimentar tudo que ingere, é indicado dar uma lida e ver onde pode melhorar a sua alimentação para deixá-la mais leve e saudável. É importante dizer que pequenas alterações nos hábitos alimentares podem fazer grandes mudanças.

Exercícios físicos

Agora que sabe a importância de ter um diário alimentar, é fundamental também fazer uma atividade física, pois, os exercícios físicos são fortes auxiliares de uma alimentação saudável. Comece praticando um exercício leve como caminhada ou bicicleta por meia hora durante três dias na semana.

Portanto, comece hoje mesmo a escrever seu diário alimentar, assim saberá o que está comendo e por consequência, os alimentos que estão fazendo com que engorde.

 

2 comentários em “A importância do diário alimentar – Dicas de como fazer

  • 10 de dezembro de 2018 em 00:07
    Permalink

    Como vc perde peso hoje, você sabia como as pessoas comuns estão perdendo “No Mínimo” 21KG em 60 Dias Sem Academia Nem Capsulas Milagrosas

    Resposta
    • 10 de dezembro de 2018 em 00:11
      Permalink

      Tinha muita dificuldade em perder peso, mas depois que descobri a dieta 21 dias,
      Mim ajudou muito…. E super recomendo <3

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *