Em Abismo de Paixão Elisa está sofrendo muito com a morte de Augusto, ela quase foi embora com Damião, mas saber que Florência está grávida dele mudou os planos do casal.
Gael vem dando seu apoio incondicional a Elisa neste momento difícil, sendo que, quem não está gostando nada disso é Paloma que se entregou a Gael pensando que as coisas iriam mudar entre eles.
Gael jurou a Paloma depois que eles passaram a noite juntos que não iria pensar em outra mulher que não fosse ela, mas vai agir errado com a jovem.
A missa de Augusto vai acontecer. Damião resolve ir, mas Florência se revolta ao saber que o noivo foi à missa sem dizer a ela. Almerinda se oferece para acompanhar Florência à missa e vai causar.
Elisa se revolta ao vê Almerinda chegando à missa de Augusto e vai querer expulsá-la da igreja gerando a maior confusão.
Após dormir com Paloma, Gael beija Elisa. Quando termina a missa de Augusto Elisa vai chorar no túmulo do pai e Gael vai consolá-la, ele dirá mais uma vez que a ama, pede uma oportunidade e a beija.
Elisa corresponde ao beijo de Gael, mas depois mais calma e em outro lugar dirá ao amigo que não está brava pelo beijo, mas que ele não deve voltar a fazer isso.
Gael pede para Elisa pensar na oportunidade que lhe pediu, mas ela dirá que ama e vai continuar amando Damião mesmo que ele se case com Florência e que jamais ficaria com ele porque sabe que Paloma o ama.
Abismo de Paixão: Ramiro passa a perna em Almerinda e comete assassinato