Em Abismo de Paixão Augusto vai decidir que é chegado o momento de tirar a dúvida se Elisa é sua filha ou não, por isso resolve fazer um teste de DNA.
Após a morte de Estefânia, Carmem, por maldade, colocou em Augusto a dúvida que Elisa é sua filha, a vilã inventou que a jovem é fruto do caso de Estefânia com Rogério.
Augusto viveu atormentado por muitos anos com essa dúvida e nunca mais tratou Elisa bem, mas em uma conversa com Lúcio, o padrinho de Elisa, ele vai convencer Augusto a fazer um exame de DNA.
No entanto a decisão de Augusto também terá haver com a volta de Damião a cidade e a proximidade dele com Elisa, pois tem medo que eles tenham algo sendo meio irmãos.
Abismo de Paixão: Augusto humilha Elisa na festa de Damião
Augusto vai procurar o doutor Edmundo pedir discrição e falar que quer fazer o teste de DNA porque tem dúvidas que Elisa seja sua filha, ele já tira uma amostra de sangue e fala que vai pedir para Elisa acompanhar Carmem a uma consulta e pede para o médico inventar uma desculpa para conseguir uma amostra de sangue da jovem.
Carmem fica sabendo por Augusto do exame de DNA e não vai querer que o marido descubra que ela mentiu por tantos anos então vai procurar Edmundo e pedir para ele adulterar o exame de DNA.
Edmundo fica enlouquecido por Carmem, a vilã vai dormir com o médico uma única vez depois passará a rejeitá-lo, porém ela o procura e impõe a condição de continuar sendo sua amante caso ele altere o resultado do exame de DNA, o que irá pegar o médico de surpresa.
Abismo de Paixão: Elisa e Damião se beijam