Em Abismo de Paixão Augusto vai propor para Elisa irem embora para longe para começaram juntos, se darem uma chance como pai e filha.
Augusto vai querer ir embora com Elisa somente ela e ele, sem Damião e Carmem, o que vai deixar Elisa confusa, pois não quer abandonar o homem que ama.
Augusto planeja levar Elisa para longe porque não quer que a filha fique com Damião, pois acredita que são irmãos. Elisa vai aceitar ir embora com o pai e deixar Damião para sempre.
Elisa vai esperar o casamento de Dolores e Horácio para dar a notícia a Damião que não vai aceitar perder Elisa, ele vai pedir que ela mude de ideia e avisar que não vai deixá-la ir embora.
Dolores também vai ficar arrasada com a notícia que Elisa e Augusto vão embora, mas não vai poder fazer nada, diferente de Damião.
Elisa e Augusto arrumam as malas e já estão prontos para irem embora. Carmem vai implorar para o marido não abandoná-la e Damião chega na hora para impedir que Elisa vá embora.
Damião diz que vai levar Elisa com ele, pede para ela escolher entre ele e o pai dela e avisa que Augusto vai ter que matá-lo se quiser levar Elisa do povoado sem ele.
Augusto bate em Damião, diz para ele ir embora e o ameaça de morte. Elisa desiste de ir embora com Augusto, fala que não pode abrir mão de Damião e pede perdão ao pai.
Augusto fala que entre Elisa e Damião não pode haver nada e eles vão querer saber o motivo.
Carmem revela para Elisa e Damião que eles são irmãos, ela diz que os dois merecem saber da verdade e revela que são filhos do mesmo pai, de Rogério Arango.
Elisa e Damião vão ter a confirmação de Augusto que vai falar do exame de DNA que comprovou que Elisa não é sua filha.
Abismo de Paixão: Dolores se casa com Horácio