Em Abismo de Paixão Carmem vai ter que contar toda a verdade para Augusto, ela será ameaçada pelo padre.
Carmem e Augusto estavam tentando dar uma chance ao casamento deles, mas veio à tona o caso de Carmem com Edmundo e tudo foi por água a baixo.
Augusto está decidido a ir embora para longe com Elisa, ele quer recomeçar ao lado da filha em outro lugar sem Carmem e Damião por perto, mas a vilã vai revelar que Elisa e Damião são irmãos.
Elisa desiste de ir embora com Augusto, ela vai sair de casa ao descobrir que é irmã de Damião e não é filha do homem que sempre viu como pai.
Padre Lupe começa a ameaçar Carmem, ele está cansado de todas as maldades de Carmem e se mostra disposto a abrir mão de sua vocação e revelar um segredo de confissão para que as pessoas que ama não sofram mais com as mentiras da vilã.
O religioso chama Carmem para uma conversa e a coloca contra a parede, vai dizer ou ela conta toda a verdade que Elisa e Damião não são irmãos e assume que mentiu ou ele vai gritar para os quatro cantos que a única culpada de tudo que aconteceu há anos é somente ela.
Carmem lembra a Lupe que ele não pode contar seu segredo, já que revelou em confissão, mas o padre se mostra disposto a romper seus votos para que a verdade venha à tona.
Padre Lupe vai procurar Carmem na casa dela e dirá que já chegou à hora de Augusto saber a verdade, ele grita que Augusto precisa saber toda a verdade do passado, nesse momento Augusto chega e vai querer saber sobre o que o padre está falando.
Carmem revela a verdade para Augusto, diante da atitude do padre, ela assume para o marido que mentiu, diz que não é verdade que Elisa não é filha dele e que fez isso para que Augusto se casasse com ela.
Carmem ainda vai assumir que falsificou o teste de DNA na hora que Lúcio chega com uma cópia do teste provando que Elisa é filha de Augusto.
Abismo de Paixão: Augusto recupera teste de DNA que prova que Elisa é sua filha