Em Abismo de Paixão as coisas vão se complicar feio para Carmem, a vilã já começa a pagar por suas maldades.
Carmem conseguiu fazer com que Augusto se casasse com ela, agora vai empurrar o filho que espera para o marido, mas suas mentiras não vão durar muito tempo.
Elisa vai até o quarto de Carmem ver as roupinhas do irmão e experimenta uma em sua boneca. Carmem não gosta, corre atrás da sobrinha para que devolva a roupa, cai na piscina vazia e vai parar no hospital.
Carmem dá a luz, mas por conta do acidente precisará passar por uma cirurgia de emergência e não vai poder mais ter filhos, sendo que além de não poder voltar a engravidar seu bebê nasce bem, mas poucas horas depois falece.
Augusto enterra o bebê e na saída do cemitério cruza com Ramiro que fala que ele não deve sofrer tanto pela criança que enterrou, já que não é filho dele.
Carmem sai do hospital escondida e vai ter que enfrentar as reclamações de Augusto, mas ela vai dizer que foi Almerinda que mandou o empregado inventar tal mentira.
Carmem vai querer matar Ramiro, ela o procura, diz que o avisou que se fizesse alguma coisa contra ela iria matá-lo e aponta um rifle para ele.
Ramiro fica com medo, manda Carmem baixar a arma e diz que não sabe de nada. Carmem reclama por Ramiro ter contado a Augusto que o filho que ela teve não era dele, diz que Ramiro é um homem morto, pois vai matá-lo.
Ramiro vai ser mais rápido, leva Carmem na conversa, se aproxima dela e consegue tomar a arma que acaba disparando, mas não atinge ninguém só chama a atenção dos empregados.
Briggitte Bozzo, A Elisa criança da novela Abismo de Paixão, se machucou sério