Em Abismo de Paixão Damião e Elisa estão juntos novamente, mas será por pouco tempo, pois os planos de Elisa são outros.
Augusto vai tentar impedir de todo jeito que Elisa e Damião fiquem juntos, então vai mudar de atitude com a filha e propor que vão embora juntos.
Elisa sofre muito com o desprezo do pai. Agora Augusto vai querer se dar outra oportunidade com a filha, ele vai decidir vender suas terras e a casa para que Elisa e ele possam juntos recomeçar em outro lugar, mas somente os dois sem Carmem nem Damião.
Augusto quer realmente é afastar a filha de Damião, pois ainda acredita que os dois são irmãos e que não pode existir nada entre eles.
Após o casamento de Dolores, Elisa resolve ter uma conversa com Damião para contar os planos que tem com Augusto.
Damião implora para Elisa não ir embora com Augusto e pede para os dois fugirem juntos para longe, para um lugar onde a sombra do passado não os atrapalhem.
Elisa pede para Damião não colocá-la entre a cruz e a espada, fala que o ama muito, mas que Augusto está abrindo mão de tudo por ela, diz que o pai está animado e que não pode abandoná-lo.
Damião fala que o lugar de Elisa é ao lado dele e que vai provar isso, ele vai reclamar com Augusto e fará de tudo para não perder Elisa, ele não vai aceitar que ela vá embora com o pai e o deixe para trás.
Dolores será outra que vai sofrer muito com a notícia que Elisa e Augusto vão embora, nessas alturas Dolores já estará casada com Horácio, mas não vai querer ficar longe de Elisa.
Abismo de Paixão: Dolores se casa com Horácio
Vilões de Abismo de Paixão são casados na vida real