Em Abismo de Paixão Elisa e Damião vão ficar juntos, mas ainda não será como deve.
Elisa inventou que está com Damião só para afastar Gael, que continua insistindo com ela e declarando seu amor mesmo estando casado com Paloma.
Para fugir das investidas de Gael e depois de Almerinda lhe pedir que se case com Damião, Elisa resolve fazer um acordo com o homem que ama.
Elisa propõe a Damião que se casem como um acordo para que assim a processadora dos Arango não saia da família, ela diz que o casamento deve durar um ano, no máximo dois e que depois vai querer que lhe devolva sua liberdade.
Damião aceita a proposta de casamento de Elisa e eles vão ficar noivos naquela mesma noite em uma reunião simples com poucos convidados.
Elisa vai caprichar no visual e usará o colar que era de sua mãe. Damião não vai ligar por se tratar de um negócio e vai se mostrar muito feliz por estar ficando noivo da mulher que ama e vai lhe entregar um lindo anel de compromisso diante de todos.
Damião e Elisa ficam noivos e noite terá surpresas. Primeiro será Gael que vai perguntar a Elisa na frente dos convidados o que Damião fez para convencê-la a aceitá-lo, gerando um momento constrangedor.
Gael também vai chamar Almerinda de hipócrita por brindar pelo noivado do filho e Elisa e garante que não vai permitir que ela faça mal a amiga novamente.
Almerinda se mostra arrependida de tudo que fez contra Elisa, fala que está cumprindo a última vontade de Lupe que morreu lutando para que Damião e Elisa ficassem juntos.
Almerinda vai pedir perdão a Elisa diante de todos deixando seu orgulho de lado, no entanto Elisa dirá que não vai esquecer de todo mal que Almerinda lhe fez, lembra que a futura sogra cometeu danos irreparáveis a família dela e deixa claro que não acredita nas boas intenções de Almerinda.
Abismo de Paixão: Elisa dá surra em Carmem