Em Abismo de Paixão Damião e Elisa se beijaram na festa de noivado, eles não vão mais poder negar o que sentem um pelo outro.
Damião decide ficar e assumir os negócios do pai, ele vai comentar com Lúcio que tem medo de ficar e se apaixonar por Elisa, porém esse amor não vem de agora.
Carmem resolve ajudar Paulo a conquistar Elisa e acaba prejudicando a sobrinha, primeiro ela deixa Paulo entrar no quarto de Elisa, o vilão pega a jovem de surpresa e a beija, sendo que nesse momento Augusto chega e causa a maior confusão.
Carmem também vai ligar para Paulo e avisar que Elisa foi visitar uma amiga e que volta pelo caminho do lago já ao anoitecer. O vilão vai atrás de Elisa e tentará abusar dela.
Damião escuta quando Carmem liga para Paulo e resolve seguir o tio da noiva, ele ver Paulo tentando abusar de Elisa e vai salvá-la. Os dois vão ter uma briga feia.
Paulo inventa para Almerinda que Elisa ligou para ele e que ela a provocou. Damião não vai querer acreditar e procura Elisa para tirar essa história a limpo.
Damião se declara para Elisa e pede uma chance, ele invade o quarto de Elisa para conversar com ela e acaba assumindo seus sentimentos.
Damião vai pedir para Elisa jurar para ele que nunca teve nada a ver com Paulo ou com outro homem e vai assumir que está com ciúmes porque gosta dela.
Elisa e Damião se beijam, ele diz que a ama e que sente que ela também o ama. Elisa admite seus sentimentos, mas fala que o amor deles é impossível.
Damião assume para Elisa que sempre a amou, pede uma chance e promete terminar seu compromisso com Florência.
Abismo de Paixão: Carmem falsifica exame de DNA