Em Abismo de Paixão Elisa está passando uns dias no litoral com Damião, mas quando volta ao povoado é para ficar na casa do padrinho, pois Carmem não vai querer mais nem Elisa nem Dolores na fazenda.
No entanto Elisa está disposta a lutar pelo que Augusto deixou, ela vai conversar com seu padrinho e dizer que está disposta a colocar Carmem na justiça para conseguir a parte que lhe pertence na herança. Elisa diz que podem alegar que Augusto estava decidido a se separar da esposa antes de morrer.
Carmem fica sozinha na fazenda, a casa vai ficar muito suja porque não tem ninguém para limpar.
Elisa já ofereceu a Carmem comprar a fazenda, mas ela já deixou claro que vende a qualquer um menos para a sobrinha.
Os negócios de Elisa vão muito bem nos primeiros meses e terá um bom lucro, então ela procura a tia e se mostra disposta a comprar a casa, mas Carmem não vai querer vender para Elisa.
Elisa declara guerra a Carmem, ela vai até o cartório da cidade e descobre que a casa que Carmem diz que ganhou de Estefânia nunca esteve no nome da mãe.
Elisa vai querer descobrir tudo que envolve a morte dos pais, ela deixará claro para a tia que não vai ficar mais de braços cruzados que vai a fundo para descobrir tudo. Elisa avisa a Carmem para se preparar porque assim como a tia a odiou e a atacou a vida toda que agora é a vez dela de correspondê-la por todo ódio que precisou aguentar a vida toda.
Carmem diz que Elisa não pode com ela, mas a mocinha fala para a tia pagar para ver, a lembra que não é mais uma criança e fala que a tia verá tudo do que ela é capaz.
Abismo de Paixão: Elisa descobre que Paloma dormiu com Gael