A verdade vem à tona em Abismo de Paixão, pois todos vão descobrir que Paloma está grávida e quem é o verdadeiro pai.
Elisa passou a noite com Damião, mas as coisas entre eles não vão se ajeitar, por conta dos ciúmes de Damião que vai acreditar que Elisa ama e se entregou primeiro a Gael.
Quando volta ao povoado, Elisa vai procurar Gael e lhe conta o que aconteceu entre ela e Damião nos dias que passaram no litoral, então ele ainda se mostra disposto a se casar com Elisa, mas antes vai precisar ser sincero.
Pressionado por Paloma, Gael conta a Elisa que ficou com outra mulher quando eles estavam noivos, mas não vai dizer que foi com Paloma, mas logo Elisa descobre pela própria Paloma que assume para a amiga que não se arrepende de ter se entregado a seu grande amor.
Paloma não vai querer que Elisa saiba que ela espera um filho de Gael, por isso antecipa sua viagem, porém não vai demorar muito para a verdade vir à tona.
Edmundo comenta com Betânia que o filho que Paloma espera não é de Henrique, ela então vai até a processadora de Elisa tirar essa história a limpo com Henrique e acaba cometendo uma indiscrição, pois fala em tom exaltado da gravidez de Paloma e Elisa acaba ouvindo.
Elisa descobre que Paloma está grávida e vai conversar com a amiga, mas não a encontra, porém fica sabendo por Ramona que o filho que Paloma espera é de Gael, mas Ramona pede para Elisa não dizer nada a Gael e conta sobre Paloma ter tentado se matar por conta desse amor não correspondido.
Abismo de Paixão: Elisa declara guerra a Carmem