Em Abismo de Paixão Augusto está na cadeia por ter atirado em Damião e vai ser complicado o tirarem de lá.
Lúcio está fazendo de tudo para tirar Augusto da cadeia, sendo que a esperança é que ele possa sair sob fiança, mas o que eles não esperavam é que Almerinda vai fazer de tudo para que essa fiança seja muito alta para colocar seus planos em prática.
Lúcio vai dizer a Elisa que foi estipulada a fiança para Augusto sair em liberdade e aguardar julgamento, porém será um valor muito alto. Gael, Dolores e Lúcio vão juntar suas economias, mas Elisa não vai querer aceitar e também ainda estará faltando muito.
Elisa pensa em vender o colar de pérolas que era de sua mãe e vai pedir para Carmem também vender suas jóias para ajudar.
Contudo a solução vai chegar mais rápido, Elisa recebe uma ligação de Almerinda, ela faz um cheque com o valor exato da fiança de Augusto para obrigar Elisa a fazer o que ela quer.
Elisa desiste de Damião para salvar Augusto. Almerinda vai emprestar o dinheiro da fiança de Augusto a Elisa, mas em troca ela exige que a jovem se afaste por definitivo de Damião.
Almerinda também vai fazer outras exigências, vai querer as terras de Elisa como garantia do empréstimo, exigir que a jovem esqueça o contrato que fez com a processadora dos Arango para levantar as terras de Estefânia e Elisa ainda vai ter que assinar algumas promissórias.
Apesar de serem muitas as exigências, Elisa vai aceitar, pois quer ver logo Augusto fora da cadeia e terá que cumprir, sendo que o mais difícil será ficar longe de Damião, porém se não cumprir o acordo Almerinda ameaçará mandar Augusto de novo para a cadeia.
David Zepeda, o Damião de Abismo de Paixão, fala sobre o maior drama da sua vida