Em Abismo de Paixão Almerinda resolveu ajudar Horácio, porém o fugitivo acaba se envolvendo na morte do padre Lupe.
Carmem vai matar Lupe para impedir que ele conte toda a verdade para Elisa, ela vai ao encontro do padre no cemitério e o mata com uma facada.
Horácio vê de longe o assassinato do padre, quando Ramiro leva Carmem embora, ele resolve se aproximar de Lupe que está sangrando muito e pede desculpas por não ter podido fazer nada.
Horácio também vai pegar na faca a qual Carmem usou para matar Lupe e acaba se tornando o principal suspeito do assassinato do religioso.
Almerinda contrata um detetive para procurar Horácio, pois quer saber quem matou Lupe.
No entanto Horácio aparece para Almerinda, ele vai abrir o jogo e chocará Almerinda com suas revelações.
Horácio assume para Almerinda que é culpado pela morte da Dona Branca, mas que fez a mando de Ramiro, fala também que viu Carmem matando Lupe e que ela fez isso porque o padre suspeitava do envolvimento dela no assassinato de Augusto e que ela realmente o matou.
Horácio se justifica para Almerinda diz que nunca denunciou Carmem porque ela o ameaçava.
Almerinda vai querer que Horácio se entregue a polícia e conte tudo, mas a única coisa que Horácio quer é dinheiro para ir embora para muito longe com Dolores.
Almerinda diz que o único jeito de Carmem e Ramiro pagarem pelo que fizeram é se Horácio denunciá-los, mas Horácio não vai querer colocar a vida de Dolores em risco.
A mãe de Damião vai querer chamar a polícia para Horácio, mas ele a ameaça com uma arma e consegue fugir e vai atrás de Dolores, mas acaba complicando ainda mais as coisas.
Abismo de Paixão: Horácio encontra o corpo de Ingrid