Em Abismo de Paixão as coisas vão se complicar bastante para Carmem, a vilã já começa a pagar por suas maldades.
Carmem conseguiu se casar com Augusto e vai colocar para ele o filho que espera de Rogério, porém a verdade vem à tona.
Elisa fica animada com a chegada do irmãozinho, ela vai até o quarto da Carmem para ver as coisas do bebê, a vilã se irrita com a sobrinha, corre atrás dela e acaba caindo na piscina vazia.
Carmem será levada para o hospital onde dará a luz ao filho, porém ela vai ter complicações por conta da queda, passará por uma cirurgia de emergência e não poderá mais ter filhos.
As tragédias não param por aí, o bebê de Carmem para de respirar de repente e morre, a tragédia vai deixar toda a família triste.
Carmem, ainda sedada, no hospital começa a delirar e a falar de Rogério, ela pede para o ex-amante não tirar o filho dela, diz que o filho é dos dois. Augusto fica exaltado ao escutar as palavras da esposa, mas não terá ainda as respostas que precisa.
Ramiro conta a verdade para Augusto, ele encontra com Augusto na saída do cemitério, diz que lamenta pela morte do bebê, mas fala que ele não deveria ficar muito angustiado pela perda, pois o bebê que enterrou não era dele.
Augusto quer mais explicações e Ramiro afirma que o filho de Carmem não era de Augusto, ele vai querer saber quem era o pai da criança que ele enterrou.
Ramiro manda Augusto pedir mais explicações a esposa, mas acaba dando uma dica, dirá que o bebê de Carmem é filho de alguém próximo de Augusto, mas de quem ele não vai poder mais reclamar.
Briggitte Bozzo, A Elisa criança de Abismo de Paixão, se machucou sério