Alimentos Que Fazem Bem e Alimentos que Fazem Mal para o Coração

alimentos-que-fazem-bem-e-que-fazem-mal-ao-coracao-2

Todos os órgãos do corpo humano são importantes, porém o coração é um órgão que precisa de muita atenção, pois com uma alimentação inadequada e sedentarismo ele pode dar muitos problemas, inclusive levar a morte pessoas de todas as idades. Entre os problemas mais graves que podem ser causados pelo coração estão: derrame e infarto.

Para cuidar bem do coração é essencial ingerir alimentos que deixam esse órgão mais saudável, isso não quer dizer que não seja permitido comer o quer, no entanto é necessário moderação.

Alimentos que fazem bem para o coração

Aveia – No intestino, a betaglucana encontrada na aveia se liga à água e forma um gel que ajuda a tirar o excesso de colesterol do organismo, isso mantém o coração longe do infarto. Inclua a aveia, que é uma fibra solúvel, em diferentes pratos e também nas frutas.

Uva roxa – O colorido dessa fruta mostra que ela contém um grupo de pigmentos chamado antocianinas, esse grupo tem ação antioxidante que é essencial no combate aos radicais livres, que em excesso são responsáveis por grandes estragos nas paredes das artérias. Coma a uva e beba seu suco sem açúcar.

Oleaginosas – Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que são conhecidos como gorduras amigas do coração. No grupo das oleaginosas estão: castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs e nozes. As oleaginosas ainda possuem selênio e vitamina E, dois fortes antioxidantes que impedem o acúmulo de colesterol nos vasos.

Peixes – Os peixes são ricos em ômega 3, gordura que faz muito bem ao coração, pois diminui o risco de coágulos, favorecendo a boa circulação do sangue, isso diminui as chances de ter um derrame, conhecido também como acidente vascular cerebral. Coma peixes com frequência, alguns dos mais indicados são: sardinha, atum e salmão.

Alimentos que fazem mal para o coração

Gordura trans – Essa gordura pode ser encontrada em algumas margarinas, tortas, sorvetes e biscoitos industrializados. A gordura trans aumenta os níveis do mau colesterol e diminui os níveis do bom colesterol, isso faz com que os riscos de ter uma doença do coração aumentem muito.

Gordura saturada – Embora seja menos perigosa do que a gordura trans, a gordura saturada também faz mal ao coração. Ela está presente na manteiga, coco, leite e nas carnes. É recomendado consumir a gordura saturada com moderação.

Açúcar – O açúcar está sempre presente em nossa vida, em doces, bolos, sorvetes e demais alimentos deliciosos. Comer açúcar em excesso pode trazer muitos danos ao coração, porque aumenta os triglicérides, auxiliando na formação de placas nas artérias.

Portanto é super importante cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, com isso estará cuidando do seu coração e viverá muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *