Benefícios do Chocolate Amargo

O chocolate é um alimento ou bebida feito à base de cacau, um fruto encontrado originalmente na Amazônia, e que se espalhou pelo mundo, sendo hoje o alimento mais famoso e o mais consumido em sobremesas e doces no planeta.

Existe uma tendência a se acreditar que o chocolate faz mal, pois os seus ingredientes como o açúcar e o leite, além dos conservantes usados nas versões industrializadas, trazem muitos males para a saúde.

Na verdade, o cacau em si é altamente saudável, e tanto as versões meio amargas, amargas e puro cacau, apesar de terem um sabor diferente, são muito deliciosas e fazem muito bem para a nossa saúde. Nesse artigo você vai saber quais são os benefícios especificamente do chocolate amargo, para que você comece a consumi-lo e poder assim, desfrutar do incrível sabor do chocolate, sem prejudicar a sua saúde, nem ganhar peso.

Benefícios do chocolate amargo

Combate a tosse

Esse benefício deve ser uma surpresa para você, mas o chocolate amargo combate a tosse. Esse chocolate é rico em teobromina, uma substância que faz efeito sobre um nervo, o vago, e esse nervo controla o mecanismo responsável pela tosse.

Melhora o nosso sistema cardiovascular

A saúde do nosso sistema cardiovascular é altamente beneficiada pelo chocolate amargo, visto que se você consumir moderadamente esse chocolate, o colesterol ruim e o açúcar em excesso, e com eles o diabetes, a hipertensão e infartos são evitados e combatidos. Isso ocorre, além de por causa do baixo teor de açúcar na fabricação desse chocolate, pela capacidade do mesmo em reduzir o descontrole da pressão arterial que causa diversos males.

Efeito antioxidante

Um alimento é antioxidante quando combate a oxidação, ou desgaste e morte das células, o que melhora o nosso sistema imunológico e combate o envelhecimento. O chocolate amargo é rico ainda em polifenóis, que são antioxidantes naturais. Evite consumir o chocolate amargo aquecido, pois este perde alguns desses nutrientes.

Melhora o funcionamento do intestino

O chocolate amargo é rico em fibras solúveis, que controlam o colesterol e beneficiam o intestino. Isso ocorre porque a fibra, como é de difícil digestão, acaba limpando o intestino e fazendo com que ele funcione melhor, e essa dificuldade que o intestino tem de sintetizar as fibras faz com que tenhamos uma impressão maior de saciedade, o que ajuda até mesmo na perda de peso.