Uma pesquisa feita pela fintech Onze de saúde financeira previdência privada do Brasil revelou que os brasileiros estão mais endividados e sabem muito pouco sobre finanças.
A pesquisa constatou que organizar as finanças pessoais ainda é muito difícil para muitos brasileiros.
Pesquisa revela que brasileiros estão mais endividados e sabem pouco sobre finanças
Entre as pessoas entrevistadas 47% disseram que não conseguem organizar o próprio orçamento, 59% falaram que não sabem como organizar o orçamento e 26% afirmaram que chegaram a tentar, mas desistiram.
A pesquisa avaliou o nível de conhecimento em finanças dos brasileiros e descobriu que 42% sabem pouco ou quase nada a respeito de investimentos e finanças pessoais. 36% disseram ter somente conhecimentos básicos, somente 19% sabem o suficiente para organizar as finanças pessoais e entendem um pouco de investimento e somente 3% afirmaram que sabem muito do assunto e organizam suas finanças.
O estudo realizado pela fintech Onze ainda buscou saber se as pessoas costumavam pesquisar ou estudar materiais relacionados ao mundo financeiro e foi constatado que 54% não cultiva esse hábito, sendo que 47% desses afirmou nem saber onde começar a procurar e se informar.
Entre os 46% que pesquisam e estudam sobre como cuidar da sua saúde financeira a grande parte usa o Google para esse fim. Outras pessoas utilizam o YouTube e as redes sociais para se informar.
A maior parte das pessoas não sabe cuidar do seu dinheiro, pois isso não é ensinado nas escolas, já que a educação financeira tem pouco ou nenhum foco nas escolas.
As pessoas com dívidas aumentam porque elas não sabem onde procurar conhecimento e costumam buscar em fontes pouco confiáveis. Isso também acontece com quem quer investir, mas não sabe por onde começar.
Outros estudos já revelaram que o estresse financeiro que é gerado pelas contas desorganizadas causa muitos problemas de saúde física, mental e até problemas de produtividade e relacionamento.
A pesquisa ainda revelou que 66% das pessoas entrevistadas não têm dinheiro guardado e 62% responderam que querem fazer uma poupança para o futuro, mas ainda não começaram.
Obviamente se as pessoas conseguissem atingir a estabilidade financeira, elas seriam mais produtivas e felizes, mas no mundo de hoje está muito difícil.
Na realidade, no mundo de hoje já está difícil a pessoa viver com seu salário, imagine guardar dinheiro para o futuro ou para investir. Tudo hoje está muito caro, principalmente a alimentação que é essencial à vida.
Portanto uma pesquisa realizada pela empresa Onze revelou que os brasileiros estão mais endividados e não sabem como investir. Isso na realidade acontece porque as pessoas não buscam conhecimento sobre a saúde financeira, já que o dinheiro da maioria mal dá para os gastos essenciais.