Como aprender matemática para o ENEM em 8 passos

Geralmente aprender matemática é uma grande dificuldade para vários estudantes e a maior parte termina o ensino médio sem dominar a matéria. No ENEM acontece a mesma coisa, várias pessoas vão fazer a prova sem saber o mínimo de matemática, por isso, as notas nessa disciplina costumam ser muito baixas.

Para quem quer aprender matemática para o ENEM aqui vão 8 passos que podem ser seguidos por qualquer pessoa.

8 passos para aprender matemática para o ENEM

1 – Faça uma revisão da teoria: Como você estuda matemática? Começa resolvendo os exercícios ou faz uma revisão da aula? Antes de resolver as questões, entenda a teoria. Assista uma aula, leia a revisão do professor ou o conteúdo dos livros e apostilas e somente depois resolva os exercícios. Para resolver a maioria das questões do ENEM e de outros vestibulares é preciso também desenvolver o raciocínio lógico e não apenas decorar as fórmulas.

2 – Faça exercícios: É resolvendo os exercícios de matemática que o aluno coloca a teoria em pratica e descobre o que não aprendeu e onde estão as suas dificuldades em matemática. Resolva os exercícios sozinho não espere que o professor resolva.

3 – Experimente nomear as variáveis: As variáveis matemáticas são representadas por letras já estabelecidas. As letras a, b e c surgem em várias fórmulas, e é comum chamar os elementos de uma situação problema por A, B ou C, o que pode causar confusões.

4 – Faça resumos com a sua cara: Invista em resumos com a sua cara, explique para si próprio o que as variáveis e outros assuntos significam e para que servem. Escreva por extenso a utilidade das variáveis e fórmulas no resumo. Desenhe ícones com canetas coloridas, escreva com letra de forma, e muito mais. Fazendo um resumo com a sua cara será mais fácil relembrar mais tarde o que estudou.

5 – Peça ajuda para alguém que aprendeu matemática: Converse com um colega ou pessoa próxima que aprendeu matemática, mas que não gosta dela e enfrentou dificuldades. Essa pessoa vai entender o que você está passando e a maneira em que ela aprendeu pode funcionar com você.

6 – Estude os assuntos anteriores: Se está difícil entender determinado assunto, estude os assuntos anteriores, o que está impedindo de resolver alguma questão é algo que não aprendeu bem no passado.

7 – Avalie seu nível de conhecimento: Para aprender uma matéria de verdade é preciso ser muito sincero com si mesmo e para saber seu nível de conhecimento em matemática, responda as seguintes perguntas: Você sabe fazer as quatro operações matemáticas (somar, dividir, multiplicar e subtrair)? Você sabe fazer divisões com números decimais? Não tenha vergonha de estudar conteúdos da matemática básica, pois, o importante é aprender.

8 – Interprete os enunciados das questões: Para resolver corretamente todas as questões de matemática do ENEM 2018 é muito importante ler todos os enunciados com muita atenção. Muitos estudantes entendem a teoria e as fórmulas de matemática, mas não conseguem usá-las na prática. O problema pode estar com a interpretação de texto e não com a matéria. Procure entender os objetivos das questões, circule as palavras mais importantes e que indicam o que o exercício pede. Depois anote os passos necessários para responder o problema.

Portanto, siga as dicas do texto e aprenda de vez a matemática não só para arrasar no ENEM como em todos os outros vestibulares e concursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *