Como fazer a dieta low carb

 dieta low carb

Perder peso é a meta de quem está acima do peso ou quer ter o corpo ideal, mas isso é muito difícil para muitas pessoas. Por isso, foram e estão sempre sendo criadas novas dietas que prometem fazer qualquer pessoa perder peso.

Uma das dietas que tem um altíssimo grau de assertividade no objetivo de fazer perder peso é a dieta low carb, e nesse artigo você vai saber que dieta é essa, e vai saber também como pô-la em prática imediatamente e se livrar de vez dos quilinhos a mais, além de combater a obesidade e os problemas psicológicos e físicos advindos dela.

O que é a dieta low carb

A dieta low carb tem efeito garantido, até por ser uma dieta radical, que propõe uma grande redução no consumo de carboidratos. Em uma dieta balanceada tradicional, recomenda-se a ingesta de 50% de carboidratos, mas na low carb essa proporção se reduz para algo em torno de 40% até 50%. Isso é um mínimo, já que os carboidratos são essenciais para a vida, e uma proporção ainda menor acarretaria graves problemas de saúde.

Como funciona o emagrecimento na dieta low carb

Como os carboidratos consumidos na dieta low carb são aqueles com baixo índice glicêmico, já que os carboidratos são os alimentos que fornecem a glicose fundamental para que as nossas células consigam energia, a dieta low carb prioriza esses carboidratos. Quando a glicose está em excesso, ela fica guardada em forma de gordura e essa gordura é utilizada quando precisamos, a não ser que comamos antes disso. O hormônio glucagon é o responsável por tirar essa gordura das reservas de lipídios para que possamos usá-la. Quando comemos muitos alimentos com alto índice glicêmico, o glucagon não é acionado e ganhamos peso. Quando comemos alimentos com pouco carboidrato e com baixo índice glicêmico, perdemos peso, simples assim.

Alimentos recomendados na dieta low carb

Traremos agora uma lista com alimentos recomendados na dieta low carb divididos pelo tipo.
Proteínas
As proteínas são fundamentais para a nossa sobrevivência, recuperação e crescimento muscular, e os alimentos ricos em proteínas são pobres em carboidratos. Alguns deles são: carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, soja e quinoa.
Frutas
Como as frutas têm frutose, elas podem conter muitos carboidratos, então além de escolher frutas com pouca frutose, consuma proteínas junto. As frutas low carb são: abacate, melão, morango, pêssego, e coco.
Gorduras
A maioria das gorduras são praticamente puro carboidrato, mas algumas como as oleaginosas, o azeite e o abacate são exceções a regra.
Legumes
Os legumes e as verduras em sua grane maioria são low carb, mas não todos. Então dê prioridade aos mais low carb, que são: agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate, cereja, couve, escarola, alho-poró, aipo, berinjela, espinafre e alface.
Alimentos não recomendados na dieta low carb
Agora iremos mostrar os dois grupos de alimentos mais nocivos para o bom andamento da dieta low carb.
Fontes de gordura
A maioria das gorduras é nociva para a dieta low carb, principalmente as gorduras trans presentes em alimentos industrializados como salgadinhos, biscoitos, entre outros.
Proteínas
Proteínas ricas em gorduras saturadas, como a picanha, presuntos, cupim, bacon e linguiças.

Cardápio low carb

Agora traremos um cardápio de exemplo para que você tenha um norte em sua dieta.
Café-da-manhã
Opção 1 Enroladinhos de presunto e queijo preparados com tomate e orégano na frigideira (como um Bauru sem pão).
Opção 2 Pão sem carboidrato tipo “Oopsie” (bata 3 ovos + 90g de cream cheese + sal a gosto e leve para assar em forno médio por 20-25 minutos) + 1 fatia de queijo + 1 fatia de peito de peru.
Lanche da manhã
Opção 1: 1 xícara de café com creme de leite
Opção 2: 2 ovos cozidos temperados com azeite, tomilho e cebolinha.
Almoço
Opção 1: almôndega low carb + legumes refogados no azeite
Opção 2: “Sanduíche” com alface (no lugar do pão) + maionese + queijo + peito de peru ou presunto.
Lanche da tarde
Opção 1: 2 panquecas finas de whey
Opção 2: ½ xícara de morangos com 1 colher de creme de leite e adoçante.
Jantar
Opção 1: 1 lata de atum + 1 xícara de legumes cozidos;
Opção 2: Salada + ovos mexidos com espinafre, salsa e cebolinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *