Conheça os 5 principais benefícios da melancia

Principais benefícios da melancia

A grande maioria das frutas é excelente para a saúde, você deve consumir frutas todos os dias, de preferência duas ou até três vezes ao dia, para ter saúde, se alimentar bem e ter o organismo hidratado e equilibrado. Entretanto é importante, caso você tenha alguma necessidade especial, como algum problema de saúde, ou tenha algum objetivo, como ganhar massa muscular ou perder peso, saber de forma mais detalhada quais são as características de cada fruta consumida.

Uma das mais populares, e também benéficas para a nossa saúde dentre as frutas populares no Brasil é a melancia, que proporciona uma melhora na saúde de quem a consome regularmente, e atua em diversas áreas do organismo promovendo um fortalecimento como um todo da saúde. Esse artigo vai detalhar apenas os mais importantes e comprovados cientificamente benefícios da melancia, para que você saiba quando é mais importante consumir essa excelente fruta.

Conheça os 5 Principais benefícios da melancia

A melancia faz bem para o coração
A melancia é rica em citrulina. Quando consumimos a citrulina, ela se transforma em aminoácidos, como a arginina, que é essencial para que outra enzima chamada óxido nítrico sintetase (NOS), sintetize óxido nítrico, um vasodilatador que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos e melhora toda a função cardíaca.

A melancia protege os rins
A hidratação é uma das principais e mais famosas características da melancia, e isso por si só já garante um melhor funcionamento dos rins, já que quanto mais água passa pelos rins mais eles ficam limpos e saudáveis. Além disso, a melancia é rica em potássio, mineral que não apenas limpa os rins, como combate o acúmulo de ácido úrico, prejudicial aos rins.

A melancia combate inflamações
A melancia contém uma molécula chamada cucurbitacina, que é anti-inflamatória. Ela consegue isso por inibir a enzima cicloxigenase (ou COX), que ajuda a causar inflamações. Essa molécula tem ainda ação antioxidante, combatendo espécies reativas de oxigênio.

A melancia faz bem para os ossos
O licopeno, antioxidante presente na melancia, faz parte do processo de formação dos ossos. O consumo da melancia, portanto, combate doenças como artrose, artrite reumatoide, e osteoporose. O consumo da melancia passa então a ser muito importante, principalmente para mulheres que enfrentam a menopausa, pois nesse período, a produção óssea é reduzida.

A melancia auxilia no emagrecimento
Um dos grandes desafios de quem faz dieta é a fome, e mesmo se a pessoa tem força de vontade o suficiente para resistir a essa fome, o simples fato de sentir tanta fome já faz com que o nosso organismo reduza o metabolismo para preservar gordura, o que prejudica o emagrecimento. Como a melancia é muito doce e reduz essa fome, ela ajuda a impedir que o nosso metabolismo estacione.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *