Na novela Coração Indomável acontece alguns assassinatos, pouco tempo após Miguel ser assassinado por Nazário, irmão gêmeo de Eusébio, o Pintor Afonso também perderá a vida por ser mau-caráter, ladrão e traidor.
Clementina decidiu que o filho Afonso iria fazer uma exposição com seus quadros, mas o rapaz não tem interesse em seu trabalho e resolve pedir aos pintores que ele conhece quadros emprestados. Aníbal é um dos pintores que aceitam emprestar sua melhor obra, mas isso não vai acabar bem.
Em Coração Indomável Aníbal assassina Afonso
Nos próximos capítulos de Coração Indomável Aníbal vai tentar pegar seu quadro “Libertação” na galeria onde está acontecendo a exposição dos quadros de Afonso. O homem enlouquece ao ver que sua obra não está lá.
Para que ninguém descubra que ele vendeu o quadro para um alemão, Afonso inventa que o quadro foi roubado, mas Aníbal não vai acreditar nisso e irá tirar satisfação. Afonso chega e Aníbal o ameaça com um punhal.
Já dentro do estúdio de Afonso Aníbal quer saber onde está seu quadro, Afonso diz que foi roubado, mas Aníbal afirma que ele está mentindo, pois ele vendeu seu quadro. Afonso acaba confessando que vendeu a obra de Aníbal e o homem pede para que ele devolva o dinheiro e pegue o quadro de volta, mas Afonso revela que o quadro já está na Alemanha.
Na trama Coração Indomável Aníbal fica com muita raiva e parte para cima de Afonso que consegue se defender e derrubar Aníbal no chão, mas o homem se levanta volta a ir para cima de Afonso e os dois caem no chão.
Afonso cai em cima de Aníbal e o punhal entra em seu coração. Depois de assassinar Afonso Aníbal sai atordoado com as mãos manchadas de sangue.
Portanto em Coração Indomável Afonso pensou que iria enganar Aníbal, mas isso custará a sua vida. Afonso nunca foi uma boa pessoa e no lugar de agradecer Aníbal que lhe emprestou seu quadro ele fez foi roubá-lo.