Na novela Coração Indomável uma das principais características de Maricruz é a teimosia. Mesmo sabendo que não foi Otávio que matou Afonso e sim Aníbal, Maricruz teima em ficar na prisão só para não ficar perto de Otávio.
Cira que é uma policial disfarçada de prisioneira conseguirá que Maricruz revele que ela não matou Afonso, algo que todo mundo já sabe. Cira vai entregar o gravador com a revelação da mocinha para o diretor do presídio o que fará com que ela saia da prisão.
Em Coração Indomável Maricruz se despede da filha e de Otávio
Nos últimos capítulos de Coração Indomável Otávio vai levar Guadalupe para ver a mãe no presídio. Maricruz fica muito emocionada ao ver a filha e agradece Otávio por tê-la levado.
Após ficar um tempo beijando e abraçando sua filha acaba a hora de visita e Maricruz decide se despedir da filha e de Otávio. Ela diz para ele se casar com Dóris e que quando sua filha crescer ele diga que ela morreu.
Otávio tenta convencer Maricruz a ficarem juntos, mas ela fala que o tempo deles já passou e pede para ele não levar mais a filha para vê-la no presídio.
Na trama Coração Indomável Maricruz fala para sua filha Lupita que ela ficará um tempo sem vê-la porque está trabalhando e seu trabalho é muito pesado. Otávio fica emocionado, mas Maricruz fala que não quer mais vê-lo.
A carcereira diz que o tempo de visita acabou e Maricruz e Otávio se emocionam, se abraçam, se beijam e se declaram um para o outro. Essa parece ser a despedida deles, mas quem já assistiu a essa novela sabe que o casal ainda ficará junto, pois eles se amam de verdade.
Portanto em Coração Indomável Otávio surpreende Maricruz levando Guadalupe para vê-la e depois a mocinha decide se despedir, porque pensa que passará muitos anos na cadeia, mas ela nem imagina que está bem perto de sair e ficar livre.