Coronavírus: Conheça a doença e saiba como se prevenir

coronavirus

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que possui uma estrutura em forma de coroa, descoberta desde a década de 60. Esses vírus provocam infecções respiratórias e já causaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo coronavírus se chama Covid-19. Ela foi descoberta no fim de dezembro de 2019 na China. A primeira morte aconteceu no início de janeiro.

Como ocorre a transmissão?

 A transmissão do coronavírus acontece de três formas:

Através do contato com superfícies contaminadas, quando as gotículas de pessoas infectadas com o vírus ficam depositadas em locais como o corrimão de uma escada, maçaneta de porta, botão de elevador e depois entram em contato com mucosas da boca, nariz e olho.

Por meio de contato físico, quando os vírus alcançam as mucosas do nariz, olho e da boca através de beijos e abraços.

Por vias respiratórias, pelo ar quando gotículas que vêm dos espirros, tosse ou da fala das pessoas infectadas.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: tosse seca ou com secreção e febre acima de 37°. Os sintomas mais graves são dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal. Outros sintomas que podem ocorrer são: diarreia, inflamação na garganta, congestionamento nasal e dores no corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, as pessoas com maior risco de contrair o coronavírus são as dos seguintes grupos: adultos com 60 anos ou mais, grávidas e crianças menores de 2 anos.

Como evitar contrair o coronavírus?

Lavar as mãos – Em todas as TVs e na internet um dos cuidados mais falados para evitar o contágio da Covid-19 é lavar as mãos, mas não de qualquer jeito. Lave as mãos com água e sabão ou sabonete por pelo menos 20 segundos. Tente lavar a palma da mão, o dorso, entre os dedos, as unhas e tudo mais. Mesmo com a mão higienizada evite o contato com o rosto.

Caso esteja em um local em que não pode lavar as mãos da forma tradicional, higienize suas mãos com álcool gel 70%.

Evitar locais com aglomeração de pessoas – Essa dica é essencial para evitar se contaminar e também transmitir o vírus para outras pessoas. Nesse período o mais indicado é ficar em casa e sair somente se for extremamente necessário. Se o seu trabalho possibilita trabalhar em casa, então vá para sua casa e cuide-se. Evite feiras, shows, palestras, instituições públicas e tudo mais que tenha muita gente junta.

Condomínio – No seu condomínio evite entrar em elevadores lotados, prefira que as crianças brinquem em brinquedos individuais e evite os comunitários do prédio e se for usar a escada e tiver que segurar no corrimão, quando chegar em casa lave imediatamente as mãos e se estiver saindo use álcool gel.

Trabalho – Se mesmo com o vírus se espalhando você tiver que trabalhar, use máscara e álcool gel não só para higienizar as mãos como também para limpar sua mesa ou espaço onde trabalha.

Contato com as pessoas – Evite ao máximo que puder cumprimentar as pessoas com beijos, abraços e apertos de mão. Esse negócio de cumprimentar com o cotovelo também deve ficar para trás. Neste momento o mais importante é manter distância das pessoas. O indicado é ficar pelo menos um metro longe das outras pessoas.

Quando espirrar ou tossir use o braço – Geralmente quando vamos tossir ou espirrar usamos a mão para cobrir a boca, mas agora o indicado para evitar o coronavírus e contaminar os outros é colocar o braço na boca em caso de tosse ou espirro.

Evite tocar nos olhos, nariz e na boca – Essa dica é especialmente para quem precisa pegar transportes públicos ou tem que trabalhar fora. O contato com os olhos, nariz ou com a boca é o principal meio de contágio.

Transporte público – Especialistas dizem que só médicos, outros profissionais da saúde e pessoas que estão com os sintomas devem usar máscara. Porém, essas máscaras são fundamentais para quem tem contato diário com muitas pessoas, como ocorrem com quem tem que pegar transporte público. Outra dica é higienizar as mãos com álcool gel quando sair do coletivo e quando estiver dentro dele evitar tocar no rosto.

Portanto, para evitar o contágio da Covid-2019, procure falar com as pessoas de longe, procurar ambientes ventilados, evitar aglomerações e ficar em casa sempre que possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *