Dicas de Como Fazer um Currículo para o Primeiro Emprego

dicas-de-como-fazer-um-curriculo-para-primeiro-emprego

Hoje em dia está muito difícil conseguir um emprego, porque a concorrência é grande e para cada vaga que surge, centenas de pessoas se candidatam. Se para uma pessoa com experiência já é difícil arrumar uma colocação no mercado de trabalho, ainda mais para uma pessoa que não tem experiência e busca o primeiro emprego.

O currículo é a ferramenta principal na busca por um emprego, pois nele estão todos os dados do candidato, suas experiências, conhecimentos e estudos, ou seja, é através dele que o contratante conhece todos os candidatos a uma vaga de trabalho.

Para as pessoas sem experiência profissional, aqui vão algumas dicas de como fazer um currículo para o primeiro emprego, dadas por especialistas ao site G1.

Como fazer um currículo para o primeiro emprego

1 – O candidato ao primeiro emprego deve colocar no currículo em destaque o que tem de melhor, que pode ser a formação escolar, um idioma, um trabalho voluntário e até uma experiência fora do mercado formal.

2 – O candidato sem experiência profissional deve colocar em seu currículo, conhecimentos em informática, em idiomas, cursos extracurriculares e cursos profissionalizantes.

3 – É importante que o candidato destaque alguma característica sua que tenha a ver com a vaga, por exemplo se ele possui algum conhecimento específico do cargo que está concorrendo.

4 – O candidato também pode adicionar ao seu currículo os bicos que já fez, pois os recrutadores valorizam os bicos feitos por quem está começando. Um trabalho temporário, organização de eventos e trabalhos em uma empresa familiar estão valendo.

5 – Os candidatos ao primeiro emprego podem colocar também em seu currículo trabalhos voluntários e intercâmbio.

6 – Trabalho em empresa júnior da faculdade, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e projetos de iniciação científica também podem ser mencionados no currículo.

7 – Notas obtidas na escola ou na faculdade não devem ser colocadas no currículo, a não ser que a vaga seja acadêmica.

8 – O candidato deve ficar atento ao tamanho do currículo e precisa ter cuidado para não colocar informações desnecessárias.

9 – O mais indicado é destacar no currículo, conhecimentos técnicos e habilidades adquiridas em cursos e evitar escrever habilidades, como criatividade e proatividade.

10 – Mesmo o currículo sendo para o primeiro emprego, o candidato não deve ser genérico, é importante que ele coloque exatamente o cargo ou objetivo pretendidos.

Passo a passo para montar um currículo para o primeiro emprego

Dados pessoais – No início do currículo devem ser colocados: nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone e e-mail.

Objetivo – Nessa parte o candidato pode colocar o cargo do seu interesse. Caso não tenha pode colocar a área que pretende trabalhar como administrativa e logística.

Formação acadêmica – Deve ser colocado o último grau de escolaridade estudado. Na descrição devem ser colocados o nome da instituição, curso e ano de conclusão ou previsão de término.

Idioma, informática e outros cursos – Como o candidato não tem experiência profissional, ele deve mostrar que tem outras habilidades que poderão ser usadas no emprego.

Voluntariado e outras experiências – O voluntariado é muito valorizado pelas empresas e as experiências no mercado informal devem ser colocadas no currículo.

O que não colocar no currículo para o primeiro emprego

Em um currículo não se deve colocar: Habilidades genéricas, data e assinatura, certificados de cursos realizados, cartas de referência, pretensão salarial, referências pessoais, nome dos pais e de outras pessoas da família, título “currículo vitae” ou “currículo”, número de documentos e foto, somente se o empregador pedir.

Portanto se está procurando o primeiro emprego siga as dicas de como fazer um currículo. Lembrando que pessoas de todas as idades podem buscar o primeiro emprego, não somente os jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.