Dicas para Evitar a Obesidade Infantil

como-evitar-a-obesidade-infantil-2

Atualmente com a tentação dos fast-foods e da grande variedade de guloseimas fica complicado controlar a alimentação da criançada, porém a educação alimentar deve começar ainda na infância.

A obesidade infantil é algo cada vez mais comum e atrapalha muito o desenvolvimento das crianças, pois uma criança obesa tem uma autoestima baixa, se cansa rápido, acaba não participando de certas atividades físicas, sofre bullying, tem vários problemas de saúde como pressão alta, colesterol elevado, entre outros.

As dicas para evitar a obesidade infantil são muitas e ajuda aos pais a criarem crianças mais saudáveis, sociais e felizes.

Dicas para evitar a obesidade infantil

  • Exclua da dieta alimentos ricos em açúcar, refrigerantes e salgadinhos, pois são muito calóricos e não oferecem nutrientes que ajudam no desenvolvimento da criança, sendo que pode liberar esses alimentos apenas em ocasiões especiais como festas, aniversários, Natal e demais desse estilo.
  • Monte um cardápio com frutas, carnes magras, verduras e alimentos com carboidratos.
  • Para ajudar a criança a gostar das frutas uma boa dica é começar pelos sucos naturais, depois pode investir nas frutas cortadas em pedaços, quanto aos legumes e verduras pode preparar pratos coloridos ou até mesmo fazer algumas receitas diferentes que traga esses alimentos saudáveis.
  • Incentive a criança a fazer qualquer tipo de esporte ou atividade física, porque é muito bom não apenas para manter o peso, mais também para ocupar o tempo e a mente, sendo que pode escolher entre futebol, dança, natação, atividades com a família como andar de bicicleta, caminhada, skate, patins, entre outras.
  • É importante montar um cardápio especificando o que deve ser comprado no mercado.
  • Fazer pelo menos uma refeição com toda a família é indispensável e ajuda a criança a seguir exemplos.
  • Prepare o lanche da escola colocando na lancheira alimentos saudáveis como sanduíches com pão integral, queijo branco, peito de peru, além de barrinha de cereal e frutas.

Portanto ensine seu filho a se alimentar bem desde cedo e mostre a ele a importância disso para sua saúde e vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *