Nos dias de hoje mesmo com a correria é sempre bom conseguir um tempo para se dedicar a criação dos espaços naturais como jardins e hortas que deixam a decoração das casas e apartamentos mais completas e naturais.
Fazer uma horta vertical é uma boa para quem dispõe de pouco espaço, sendo que além se dar aquele toque especial a decoração ainda ajuda na nutrição, pois oferece vegetais fresquinhos para toda a família.
Dicas para fazer uma horta vertical
- Encontrar o espaço certo é bem fácil, pois pode ser qualquer lugar aberto e ventilado onde os vegetais possam crescer saudáveis.
- A escolha das plantas sempre gera dúvidas porque tem aquelas que não se dão bem juntas e podem atrapalhar o crescimento das vizinhas como é o caso da pimenta, porém são muitas as que podem ser cultivadas juntas tipo as hortaliças como a salsinha, cebolinha e hortelã, sendo que também é importante dar atenção ao tamanho das plantas tendo que ter no máximo 10 centímetros.
- Onde colocar as plantas, isso vai depender da criatividade de cada pessoa, contudo são muitos os recipientes usados em hortas entre os quais podemos destacar: garrafas pet, vasos, caixas de ferro ou vidro, entre outras, sendo que o importante é que o recipiente tenha espaço suficiente para a raiz escolhida, lembrando também que é preciso que ele fique a pelo menos 15 centímetros de altura para que quando a planta crescer não encoste no solo e que tenha furos para ter onde a água escorrer, pois se ficar parada irá apodrecer a raiz e matar a planta.
- Se tiver mais espaço pode deixar a horta mais completa plantando além de hortelã, cebolinha, tomilho, salsinha, alface, escarola, frutas como morangos e berinjela.
Portanto se gosta de mexer com a terra e ter contato com a natureza então aposte na criação de uma horta vertical que combina o gosto pela natureza com a necessidade de ter uma vida mais saudável.