Dicas para Preparar uma Loja para o Período de Liquidações

dicas-para-preparar-um-loja-no-periodo-de-liquidacao

Quando chega o período de liquidação, os lojistas costumam encher as vitrines de avisos e deixar os produtos de qualquer jeito em caixas e cestos para que as pessoas peguem na mercadoria e isso muitas vezes pode sujar ou danificar o produto.

Para os donos de lojas que estão preparando uma liquidação em sua loja, aqui vão algumas dicas dadas por especialistas em marketing que com certeza, ajudarão muito no visual da loja e poderá até aumentar as vendas.

Dicas para preparar uma loja para o período de liquidação

Seja prático e objetivo – Não use na vitrine da loja ou na programação visual objetos e móveis que não estejam à venda, somente se forem itens e materiais que não tirem o brilho de suas peças, que devem ser as únicas estrelas da sua loja. O destaque deve ficar apenas com o produto.

Nem pouco e nem muito – Embora a loja esteja em liquidação, não é necessário colocar todo o estoque da loja na vitrine ou em exposição dentro do estabelecimento, pois mostrar tudo que tem pode ficar parecendo que está desesperado ou poderá confundir os clientes. Apresente uma variedade de produtos, não lote as araras, coloque o estoque inteiro de uma mercadoria somente se ela estiver bem abaixo do preço e se a expectativa for de venda rápida. Outra dica muito importante: expor produtos iguais, mas com cores diferentes é destruir a chance de mostrar outros produtos.

Nada de exageros de adesivos, placas e faixas – Cuidado com o exagero de propagandas na vitrine, porque por mais que números, palavras e cores chamem a atenção, nada é mais importante do que o cliente encontrar a mercadoria desejada com desconto e condição de pagamento atrativa. O segredo de uma liquidação é apresentar as ofertas sem desvalorizar o produto.

Evite manequins sem roupas – Manequins sem roupas ou com sacolas penduradas, folders e anúncios colados em seus corpos é muito brega e agressivo. É uma demonstração de muita falta de criatividade.

Evite som alto na loja – Nenhuma pessoa merece uma loja com som no último volume, em que o vendedor não consegue entender e ouvir o que o cliente está dizendo. O som também não pode ser colocado na porta da loja, só se o estabelecimento for em um lugar afastado, sem vizinhos por perto e nada de animador anunciando as ofertas, isso não cai bem.

Produtos organizados – A exposição organizada de mercadorias mantém a importância do produto. Evite peças jogadas em caixas, cestos e caixotes. Cestos cheios onde todo mundo coloca a mão devem ser evitados, produtos dentro de caixas de papelão, também devem ser evitados. Se a ideia é oferecer os produtos em uma espécie de self service, então procure uma maneira que não prejudique o produto. Limpe, passe e dobre quantas vezes precisar, pois tudo exige manutenção e isso deixará a busca dos clientes pelos produtos mais prazerosa.

Evite pilhas de mercadorias – Os clientes precisam ter muita paciência para procurar o tamanho certo de uma peça em uma pilha enorme, em um monte cheio de produtos amassados e jogados e pior quando um cliente tem que encontrar o par perdido do calçado que pretende adquirir. Mercadorias colocadas no chão, sem nada por baixo, não chamam a atenção e sujam, além disso dão preguiça de se abaixar.

Evitar o caos na loja – vendedores suados, cabides sem roupas, nichos incompletos, manequins desmontados, provadores lotados, preços no chão, referências trocadas e tudo mais não será perdoado. Nada passará despercebido, pois promoção não quer dizer caos.

Para fazer uma liquidação na sua loja o certo é fazer uma relação de todos os produtos que tem, determinar o período de liquidação, programar as reorganizações dos produtos e contar com a agilidade e praticidade para realizar as vendas.

Uma dica boa que pode ser ou não seguida é, antes de abrir as portas da loja para o público em geral, avisar através de mensagens e e-mails os clientes mais fiéis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *