Todos estão sujeitos aos acidentes, porém as crianças precisam de cuidados especiais, já que, são muito travessas e basta uma distração para que o inesperado aconteça, sendo assim, é muito importante tomar medidas simples que deixam a casa mais segura para os pequenos.
As dicas para tornar a casa mais segura para as crianças ajudam a manter os pais mais tranquilos, podem ser feitas em qualquer casa e evitam que a criança caia, engula algo, tome choque, se afogue ou se machuque de qualquer outra forma.
Dicas para tornar a casa mais segura para as crianças
- Tenha certeza de que o berço está bem seguro e saiba que o recomendado é que a grade tenha até seis centímetros entre os vãos para que o bebê não fique entalado
- Tire objetos soltos que estejam próximos a criança e que possam sufocá-la como almofadas, mantas e bichos de pelúcia.
- Não deixe fios expostos e use proteção nas tomadas.
- Invista nos móveis com quinas arredondadas ou use protetores para as extremidades pontiagudas, e se certifique que elas estão bem presas.
- Não use tapetinhos de pano porque eles podem causar muitos escorregões.
- Mantenha a criança longe dos fogões, mesmo assim use presilhas para travar a tampa do forno, na hora de cozinhar dê preferência as bocas de traz e jamais deixe os cabos das panelas e frigideiras para fora.
- Não use toalha de mesa quando as crianças forem fazer as refeições e prefira dar a papinha no cadeirão.
- Instale redes de proteção nas janelas e grades nos acessos a escadas e piscinas.
- Mantenha a porta do banheiro fechada ou coloque um lacre na tampa da vaso.
- Deixe os baldes vazios e com a boca para baixo porque bastam dois dedos de água em um balde para que uma criança de três anos se afogue.
- Remédios e produtos de limpeza devem ser guardados em armários trancados.
Siga essas dicas para tornar a casa mais segura para a criançada, pois todo cuidado nunca é demais.