Dieta Low Carb – Como fazer, Benefícios e Receitas

dieta low carb

A dieta Low Carb é uma das mais populares no mundo todo. Essa dieta é baseada na diminuição do consumo de carboidratos simples na alimentação, como pão, macarrão e arroz branco.

Para compensar a redução dos carboidratos, é importante aumentar o consumo de gorduras boas encontradas em vários alimentos, como: peixes, como sardinha e salmão, azeite, castanhas e abacate e em proteínas encontradas nos ovos e nas carnes.

A dieta Low Carb é eficiente no emagrecimento porque o metabolismo começa a funcionar melhor com o aumento das gorduras boas e das proteínas, auxiliando na diminuição da inflamação do organismo e combatendo a retenção de líquidos.

Dieta Low Carb – Como fazer

Para fazer essa dieta, deve-se retirar da alimentação os carboidratos simples, como: salgados, doces, refrigerantes, arroz branco, farinha branca e açúcar. Em alguns casos pode ser necessário diminuir a ingestão de carboidratos bons, como inhame, batata doce, aveia, arroz integral e pão integral.

A quantidade de carboidrato que precisa ser eliminada da alimentação varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa e deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se acostume e não surjam efeitos colaterais, como alterações de humor, tonturas e dores de cabeça.

Os lanches devem incluir alimentos como coco, abacate, castanhas, queijos e ovos que devem ser equilibrados com 1 fruta ou 1 fatia de pão integral. O almoço e o jantar devem ser ricos em carne, azeite e salada, podendo ter um pouco de batata, feijão, abóbora, arroz ou macarrão integral.

Alimentos permitidos – De 2 a 3 litros de água por dia, chás e café sem açúcar, sementes em geral, como gergelim, girassol, linhaça e chia, amendoim, castanha-do-pará, avelãs, amêndoas e nozes, azeite, óleo de coco e manteiga, ovos, queijos, carne, frango e peixes, frutas, verduras e legumes.

Alimentos proibidos – Tapioca, farofa, macarrão branco, arroz branco, bacon, mortadela, salame, linguiça, salsicha, peito de peru, presunto, margarinas, comida congelada, batata frita industrializada, torradas, salgados, biscoitos, pão, centeio, cevada, trigo, biscoitos, bolos, sorvetes, doces, adoçantes, sucos de fruta e refrigerantes.

Alimentos permitidos com moderação – Macaxeira, aipim, inhame, batata doce, batata, iogurte, leite, grão-de-bico, lentilha, feijão, milho, arroz integral e pão integral.

Benefícios da Low Carb

Melhora o funcionamento do intestino, pelo aumento dos alimentos integrais;

Auxilia no controle da diabetes;

Aumenta o colesterol bom;

Diminui os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos;

Dar mais saciedade, porque o aumento da ingestão de gorduras boas e proteínas afastam a fome por um tempo maior.

Receitas específicas para essa dieta

Gelatina de morango e frutas

Ingredientes:

½ xícara de água fria

1 sachê de gelatina de morango em pó sem açúcar

1 xícara de água quente

¼ de pera picada

¼ de maçã picada

½ xícara de morangos cortados

Modo de preparar:

Ponha o pó da gelatina em um recipiente e coloque a água quente. Mexa até desmanchar o pó completamente, em seguida acrescente a água fria. Coloque as frutas no fundo de um recipiente de vidro e adicione a gelatina sobre as frutas. Ponha na geladeira até a gelatina endurecer.

Macarrão de abobrinha

Ingredientes:

Pimenta do reino e sal marinho a gosto

1 colher (chá) de azeite ou óleo de coco

1 abobrinha pequena cortada em tiras finas

Modo de preparar:

Corte a abobrinha em fatias em seu comprimento no formato de macarrão. Esquente o óleo de coco ou o azeite em uma frigideira e ponha as tiras de abobrinha. Refogue por 5 minutos ou até a abobrinha começar a ficar mole. Tempere com sal, pimenta do reino e alho. Apague o fogo e adicione a carne desejada e o molho de pesto ou de tomate.

Portanto, se quer emagrecer, experimente a dieta Low Carb, caso sinta que não está se dando bem com ela. Deixe-a imediatamente. Lembrando que toda dieta deve ser complementada com exercícios físicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *