Enem 2016 – Inscrições e provas

enem-2016-inscricoes-provas

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 15, no Diário Oficial da União, o edital com todas as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. Essas provas significam a entrada no ensino superior, através de programas do governo, como ProUni, Sisu e outros.

Inscrições Enem 2016

As inscrições do Enem 2016 iniciam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 também de maio. A taxa de inscrição aumentou de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, com a GRU (Guia de Recolhimento da União). O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, casa lotérica e até nos Correios.

Estão isentos da taxa de inscrição, os candidatos que concluírem o ensino médio em 2016 e estiver matriculado em escola pública e candidatos que se declararem carentes. Os participantes que tiveram isenção da taxa no ano passado e não compareceram às provas perdem o direito de requerer a isenção neste ano. Nesse caso, os participantes poderão apresentar uma justificativa de “força maior”, para justificar a ausência, mas o MEC vai analisar cada caso.

Provas do Enem 2016

No dia 5 de novembro, um sábado, será aplicada a prova de ciências humanas e ciências da natureza. Já no domingo, dia 6 de novembro, a prova dada será de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

O Enem 2016 será realizado em novembro devido as eleições, para que as provas sejam feitas na tranquilidade. Nos dois dias de Enem, os portões das escolas serão abertos às 12h e se fecharão às 13h. As provas começarão às 13:30, no primeiro dia a duração será de 4 horas e meia e no segundo, 5 horas e meia.

Portanto quem está pensando em fazer as provas do Enem 2016, a dica é estudar muito e nos dias das provas, cuide para chegar na hora certa e tente não ficar nervoso, se não dará um branco e perderá a oportunidade de cursar uma faculdade em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *