ENEM: UFPA abrirá inscrições para cursinho preparatório

enem

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abrirá inscrições para cursinho preparatório para o ENEM. Ainda estamos no início de 2020, mas muitos estudantes já devem ficar de olho nos estudos para participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que é uma prova longa e que exige muito das pessoas.

UFPA abrirá inscrições para cursinho preparatório para o ENEM

O Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF), que é ministrado no campus de Bragança na UFPA (Universidade Federal do Pará), divulgou que em breve será aberto o período de inscrições para preparar os alunos para o ENEM.

As inscrições começarão no dia 3 de fevereiro e irão até o dia 7 do mesmo mês. O horário é de 8h às 11h e de 14h às 17h. As inscrições deverão ser feitas no térreo do prédio administrativo do campus de Bragança. No ato de inscrição é necessário levar 1 quilo de alimento não perecível.

O cursinho preparatório para o ENEM é gratuito e seu objetivo é preparar os estudantes para a prova que abre as portas das universidades. No total, serão oferecidas 70 vagas para somente uma turma. As aulas serão de segunda a sexta-feira das 19h às 21h15 e também aos sábados das 14h às 17h. As aulas terão início em 2 de março deste ano.

Para se inscrever neste cursinho é preciso preencher os seguintes requisitos: estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou ter terminado o Ensino Médio em escola pública; apresentar um comprovante de que é de baixa renda, ter cursado ou cursar o Ensino Médio em escolas particulares com bolsa de estudos integral, não estar matriculado em algum curso superior e não estar matriculado em outro curso preparatório para o ENEM.

Quando for se inscrever, os candidatos devem apresentar a cópia e original dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida pelo candidato, CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG, comprovante de residência, conta de energia elétrica, água, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de que cursa o terceiro ano de Ensino Médio, histórico escolar do ensino médio e comprovante de que participa de programas sociais, caso participe.

A inscrição só será completada após entregar todos os documentos presentes no edital.

Seleção do cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio

A seleção será dividida em duas etapas: A análise dos documentos e a entrevista presencial. Serão atribuídas notas de 0 a 10 em cada uma das etapas. Após a análise dos documentos, serão classificados para a segunda etapa quem conseguir nota acima de 7 e ficar entre os 140 primeiros colocados.

Dos 140 candidatos serão escolhidos 70 para as vagas imediatas, os outros alunos classificados irão ficar no cadastro de reserva e serão chamados à medida que houver vagas disponíveis.

Resultado dos selecionados

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 21 de fevereiro de 2020 nas redes sociais do CPPF e também no site do campus de Bragança. Quem for selecionado deve comparecer à Universidade Federal do Pará para confirmar a matrícula. Quem não marcar presença perderá automaticamente a vaga.

Portanto, se mora no Pará e quer se preparar para o ENEM 2020, corra e se inscreva no cursinho preparatório, assim você terá mais chances.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *