Erros de marketing digital e como evitá-los

erros de marketing digital

Os maiores erros de marketing digital, muitas vezes passam despercebidos, mas podem trazer resultados catastróficos para a divulgação de uma empresa ou marca em um ambiente online.

O pior é que esses erros , várias vezes são cometidos por empresas sem que elas próprias percebam, seja por causa da falta de informação ou estarem recebendo uma assessoria errada de marketing online.

Erros de marketing digital e como evitá-los

Falta de planejamento inicial – Esse erro é a origem de grande parte dos problemas que uma empresa pode ter na divulgação da sua marca na internet. O marketing digital moderno é formado por uma série de ações e ferramentas que precisam estar em perfeita sintonia. Sem um bom planejamento inicial, não tem como ter sucesso na área.

Não fazer uma análise da concorrência – Ainda na fase do planejamento é preciso fazer uma análise da concorrência, para ter uma noção do que as outras empresas na sua área estão fazendo. Não é que você precise copiar o modelo delas, mas para aprender com os erros que elas podem estar cometendo. Hoje em dia é fácil encontrar ferramentas que permitem fazer uma espécie de auditoria profunda dos sites dos nossos concorrentes.

Por meio desta análise online, podemos também identificar os pontos fracos nas estratégias de marketing digital que os concorrentes estão fazendo e criar uma estratégia para fazer algo diferente.

Não ter uma Persona de marketing definida – Outro grande erro no marketing online que acontece ainda na fase de planejamento é não ter uma Persona de Marketing bem definida, para que possa orientar as ações para clientes com potencial de alta taxa de conversão.

Uma estratégia de marketing online precisa ter seu público bem delimitado, e isso só é possível através da criação de uma persona de marketing, quer dizer, a personalização do público-alvo que a marca quer atingir.

Ignorar a jornada do consumidor – Esse é outro dos maiores erros de marketing digital, pois, ele acaba fazendo com que suas campanhas não consigam extrair o máximo do retorno nos investimentos na divulgação do seu negócio.

A jornada do consumidor passa por três etapas diferentes: conhecimento, consideração e decisão. Se você não entende estes três estágios, não conseguirá gerar conteúdo para satisfazer às necessidades do público que você quer atingir.

Site sem capacidade para marketing digital – É um erro que muitas vezes passa despercebido, especialmente pelas empresas que estão entrando agora no processo de divulgação de sua marca na internet.

Os anúncios em si, não vendem nada ou não são suficientes para gerar contatos ou leads. A página de destino destes anúncios é que é o ambiente de argumentação para concretizar as suas metas.

Na hora de criar um site, certifique-se que ele possui toda a estrutura para receber o tráfego das suas ações de marketing e trabalhar estas visitas de maneira a transformá-las em conversões, seja de geração de leads ou vendas online.

Investir em todos os canais – Os canais que serão usados na sua estratégia de marketing vão depender do tipo de problema que sua empresa resolve. Por exemplo: Se você atende a uma necessidade, o caminho indicado é o marketing de busca, se a sua empresa atende a um desejo, como turismo, gastronomia, moda e acessórios, a melhor opção é o marketing nas redes sociais e assim por diante.

Não tratar o marketing de busca na origem – A escolha certa de palavras-chave e seu posicionamento de acordo com a jornada do consumidor são metas para o site, pois, são importantes não só na busca, no foco em otimização para ferramentas de busca, como também links patrocinados.

Ignorar o marketing de conteúdo – O marketing de conteúdo ou Inbound marketing, como também é conhecido, é essencial na exposição de uma marca e seus produtos atualmente. O conteúdo trabalha a imagem da marca e facilita as vendas. Por isso, associe ao seu site um blog que fale sobre questões relativas à marca, produtos ou serviços.

Tratar as redes sociais como parte mais importante do site – Tratar as redes sociais como a parte mais importante de um site, em vez de uma parte integrante de toda a sua estrutura é um grande erro que muitas empresas cometem.

As mídias sociais no marketing digital devem estar integradas ao site, mas elas fazem parte da estrutura do site e não são o mais importante. O ideal é combinar tudo para obter sucesso e lucros online.

Não fazer um monitoramento de tráfego adequado – Um dos maiores erros de marketing digital é não ter um sistema de monitoramento eficiente para monitorar os resultados de suas campanhas. Instale um sistema de monitoramento de tráfego e conversões, como o Google Analytics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *