Abismo de Paixão chega ao fim hoje e os telespectadores ainda têm dúvidas sobre os desfechos de alguns personagens como Almerinda.
A mãe de Damião complicou a vida de Elisa a novela toda, fez muitas maldades, enganou, mentiu, entre outras coisas, porém ela assumiu que estava errada, mudou e ainda pediu perdão por seus erros.
Final de Almerinda em Abismo de Paixão, ela viveu momentos de desespero com o sequestro de Damião, mas tudo terminou bem.
Nos últimos minutos da novela terá uma passagem de tempo e Almerinda aparece feliz da vida, pois terá o que ela mais sonhava: um neto.
Almerinda vai se dedicar a cuidar do pequeno Augusto, dirá para Paloma e Gael que o bebê é a paixão da sua vida e vai querer ficar o máximo de tempo possível com ele.
No último capítulo de Abismo de Paixão é o batizado das crianças. Almerinda não vai querer se desgrudar do neto e ainda vai conversar com Elisa e Damião tentando convencê-los a irem morar com Augustinho na fazenda dos Arango, ela vai agradecer bastante Elisa por ter lhe dado um neto e confessa que todos os dias acorda com a necessidade de lhe pedir perdão por tudo de ruim que fez a ela a vida toda.
Almerinda não consegue convencer Damião e Elisa de irem viver com Augustinho na fazenda dela, mas fala que vai continuar indo todos os dias ver o neto na casa do filho e da nora.
Diferente de Almerinda que se arrependeu e também de Florência que vai conseguir formar sua família, Carmem e Ramiro vão terminar mal, ela vai tirar a própria vida após descobrir que suas pernas foram amputadas e Ramiro vai terminar na cadeia e tendo que lidar com as terríveis dores de cabeça.