Mar de Amor está chegando ao fim e o mistério do assassinato de Hernán Irazábal vai ser desvendado.
Vítor Manuel foi acusado de ter matado Hernán e condenado a 50 anos de prisão, mas ele foi solto e sua inocência foi provada. Após sair do presídio, o capitão e Guilhermo se uniram para descobrir o assassino do psiquiatra.
Todos pensavam ter sido um homem o responsável pela morte de Hernán, mas Salvador revelou que ao sair do apartamento do médico viu uma mulher chegando, mas não pode reconhecê-la por que estava escuro.
Depois de descobrirem que o assassino de Hernán na realidade é uma assassina Guilhermo e Vítor tiveram certeza que foi Frederica ou Simona, porém, não foi nenhuma das duas.
Nos últimos capítulos de Mar de Amor Estrela Marinha descobre quem matou Hernán
Na reta final de Mar de Amor o nome da assassina de Hernán Irazábal será revelado por Simona que será pega por Guilhermo. O pai de Estrela leva Simona ao local onde está Frederica para ver se alguma confessa a autoria do crime.
Simona conta que foi ao apartamento de Hernán e quando saiu ficou escondida no corredor e viu quando a assassina do psiquiatra entrou e saiu do apartamento e ela surpreende a mocinha dizendo que a autora do crime foi a enfermeira Mercedes.
De primeiro ninguém acredita em Simona, mas decidem procurar Mercedes para que ela fale a verdade. Quem já assistiu a essa novela sabe que foi realmente Mercedes que matou Hernán e escondeu o que tinha feito por medo e também por egoísmo, pois ela queria que Vítor Manuel ficasse preso para se casar com ela.
Nos últimos capítulos de Mar de Amor finalmente será revelado que Mercedes assassinou Hernán, mas ela não fez por maldade e sim para se defender do psiquiatra que estava louco de ódio.
Portanto, Simona será pega e revelará que foi a enfermeira Mercedes que assassinou Hernán e com isso o mistério da morte do psiquiatra será desvendado.