Nos últimos capítulos de Mar de Amor finalmente será revelado quem matou Hernán Irazábal. A verdadeira assassina do psiquiatra é a enfermeira Mercedes, mas ela tirou a vida dele para se defender.
Simona vai revelar que Mercedes assassinou Hernán e embora não acreditem muito nela, Estrela e Guilhermo vão atrás da moça e ela acaba confessando. Mercedes confessa que Hernán tentou violentá-la e por isso ela pegou um objeto pesado e bateu na cabeça dele, mas ela não tinha a intenção de matá-lo.
Entretanto, é importante dizer que Mercedes não é uma moça tão boa, pois ela se dizia apaixonada por Vítor Manuel e o deixou ser condenado a 50 anos de prisão por um crime que ela cometeu.
Nos últimos capítulos de Mar de Amor Oswaldo apoia Mercedes após descobrir que ela é uma assassina
Na reta final de Mar de Amor Oswaldo volta ao povoado para falar com Mercedes. A enfermeira chorando diz que foi uma boba por desprezar o amor dele pelo amor de Vítor Manuel que sempre será de Estrela Marinha.
Oswaldo surpreende Mercedes dizendo que o que ela fez foi uma coisa muito grave, mas ela só fez para se defender, então se ela permitir ele continuará ao seu lado por que a ama mais do que tudo.
Mercedes afirma que não pode aceitar, por que seu futuro é a prisão e com certeza ela será condenada a 40 ou 50 anos e não permitirá que Oswaldo espere por ela, pois ele é um médico talentoso e muito jovem.
Oswaldo fala que ama Mercedes e que estará com ela para enfrentar esse problema e que irá esperá-la não importando o tempo que for. A enfermeira se emociona e pega na mão de Oswaldo.
Portanto no final de Mar de Amor Mercedes confessará que matou Hernán e terá o apoio e o amor do doutor Oswaldo que promete estar sempre com ela. O médico ama Mercedes por isso não irá abandoná-la, por que ela matou Hernán para se defender.