Marketing digital no Instagram – Dicas de como fazer

instagram

Escolher uma estratégia de marketing digital no Instagram é o primeiro passo para quem quer usar essa rede social para divulgar uma marca pessoal ou uma empresa. Com o crescimento dessa rede social, muitas marcas vêm procurando o Instagram como alternativa para a divulgação de seus produtos e serviços.

Gastronomia, moda, beleza e turismo, são alguns dos setores que não podem ficar de fora do Instagram por serem a cara dessa rede. O Instagram se destaca, porque nele é possível publicar as mais lindas e originais fotos chamando a atenção das pessoas para o seu trabalho.

Marketing digital no Instagram

Conceito – O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing nessa rede social é entender o conceito de marketing nas mídias sociais, que possuem as características bem diferentes de outras estratégias de marketing digital.

O marketing nas redes sociais deve ser baseado no relacionamento, ou seja, a pessoa ou empreendedor cria laços de relacionamento com seus fãs e seguidores, para depois com sutilidade apresentar a sua proposta comercial.

É preciso começar o quanto antes, para um tempo depois começar a colher os frutos dessa estratégia. Não existe resultado imediato no marketing em redes sociais.

Entendendo o marketing no Instagram – O marketing feito nessa rede, seja ele pessoal ou corporativo, obedece a regras próprias e compreender estas regras e características da rede é fundamental para sua estratégia de marketing. Essa rede social é uma mídia de entretenimento. Por isso, sua abordagem comercial deve ser a de display, quer dizer, estar no lugar certo, para as pessoas certas, sem interferir na conversa natural da rede.

Determine os seus objetivos no Instagram – Como em qualquer outra plataforma de mídia social, ao traçar um programa de marketing no Instagram você deve determinar de maneira clara quais são os seus principais objetivos com a presença da sua marca neste canal.

O marketing feito no Instagram não funciona ou funciona muito pouco em algumas situações, como o da venda direta, por exemplo. A sua proposta deve ser a de criar uma opção às suas outras estratégias de marketing online.

Após escolher de forma clara os seus objetivos, você terá condições de selecionar suas métricas e fazer uma mensuração técnica dos resultados.

Desenvolva conteúdo exclusivo para a rede – O conteúdo para o Instagram deve ser exclusivo com imagens, textos e hashtags. Muita gente acha que o mais importante são as fotos. Porém, para uma estratégia de marketing é fundamental investir em bons textos. Crie a sua própria hashtag e acompanhe as mais populares.

Prepare a sua estrutura – No Instagram as pessoas comentam e fazem perguntas em suas publicações, por isso é muito importante criar laços de relacionamento. Esteja preparado para interagir com os comentários e perguntas. A pessoa responsável por essa comunicação com os seus seguidores no Instagram deve estar alinhada com a estratégia de marketing de toda a equipe para que não ponha tudo a perder.

Combine sua estratégia de marketing digital no Instagram com a do Facebook – O Facebook está totalmente integrado ao Intagram, por isso faz todo o sentido combinar a estratégia de marketing nas duas redes sociais. Não é para você replicar tudo que faz em uma rede na outra, pois, seria um grande erro. A ideia é fazer com que as duas ferramentas interajam entre si.

Monte um sistema de monitoramento – Monte uma boa estratégia de monitoramento de conversões, assim você poderá analisar o sucesso de uma estratégia de marketing no Instagram.

Crie um sistema de monitoramento diferente, através de Landing Pages específicas, enviadas em resposta às suas interações, para assim acompanhar a entrada de leads gerados na rede social em seu funil de conversão.

Portanto, se quer ganhar dinheiro com sua empresa ou ficar conhecido nas redes sociais, siga as dicas de marketing digital ideais para o Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *