Em Meu Pecado Renata vai passar por maus bocados, a vilã vai querer se dá bem, mas acaba se complicando ainda mais.
Renata aceitou assumir o papel de amante de Carmelo, porém depois de três anos vai querer que ele acabe seu casamento com Lucrécia e a assuma como sua única mulher, mas Carmelo não está disposto a isso.
A vilã vai tentar desmoralizar o amante. Renata espalha para a cidade que Carmelo e Lucrécia não têm vida de casados para ver se complica o casamento da prima.
Carmelo vai se meter em um grande problema, ele hipoteca a sua parte na fazenda dos Córdoba, não vai pagar as parcelas e com isso correrá o risco de perder as terras.
Carmelo coloca à venda a casa de Rio Branco para tentar salvar sua parte da Alamos, mas quem não vai gostar nada disso é Renata que vai reclamar com o amante, pois também se sente dona da casa que usa para os encontros.
Renata procura Carmelo em sua casa ele termina o caso dos dois, mas ela não vai querer terminar, vai beijá-lo e Teresa os flagra.
Carmelo vai humilhar Renata, ele dirá que ela é algo que se usa e que quando começa a dar problemas se descarta e ainda a deixa no meio do nada para que volte para casa sozinha.
Renata vai se consolar com Justina que ver na jovem algo que aconteceu com ela no passado. Carmelo vai mandar demitir Renata, cancelar seu número de celular e deixá-la apenas com o carro que lhe deu.
Contudo Renata vai continuar correndo atrás de Carmelo, pois não vai permitir que a deixe depois de tantos anos sendo sua amante, ela diz a Justina que continua amando Carmelo, mas recebe o conselho de terminar de vez com o amante.
Meu Pecado: Lucrécia e Juliano se reencontram após três anos