Em Meu Pecado Josué continua aprontando das suas, ele vai impedir a todo custo que Juliano fique com Lucrécia por ciúmes.
Josué flagrou Juliano e Lucrécia se beijando na igreja e já ligou para Lorena que vai viajar até São Pedro para impedir que o noivo fique com a ex.
Josué ainda não é sacerdote, ele ainda é seminarista e vai estudar mais dois anos para ser padre, mas todos veem que ele não tem vocação religiosa.
Rodolfo conversa com Josué que nessas alturas vai estar revoltado por Juliano resolver lutar pelo amor que sente por Lucrécia. Rodolfo dirá que não entende a intransigência do filho, pois Lucrécia e Carmelo não se casaram na igreja.
Josué diz ao pai que se eles sendo casados pela igreja ou não o vínculo existe e a infidelidade é a mesma. Rodolfo vai perguntar a Josué se ele continua com ciúmes de Juliano e do amor de Lucrécia pelo irmão dele.
Rodolfo fala que acredita que o amor que Josué sentia por Lucrécia antes de decidir ser padre ainda continua vivo, pois explicaria o porquê de tanta revolta.
Josué se machuca por continuar gostando de Lucrécia. Ele está na igreja quando lembra das palavras do pai, pede a Deus para conseguir apagar os pensamentos de sua alma, tira a batina e se chicoteia diante do altar.
Padre Matias acha Josué estranho, ele toca nas costas do seminarista e ver que ele sentiu dor, mas o aspirante a padre diz que machucou por acidente.
Josué vai até se unir a Rosário para separar de vez Juliano de Lucrécia, ele vai procurar a vilã na fazenda e os dois juntos armam um plano para deixar Lucrécia desiludida de vez com Juliano, sendo que, a batina que usa não vai impedi-lo de mentir e fazer mal ao próprio irmão.
Meu Pecado: Lucrécia e Juliano ficam juntos pela primeira vez