Em Meu Pecado Teresa ficou muito chateada porque Ramiro deixou Carmelo como seu tutor, sendo que, só terá direito a sua parte da herança quando se casar.
Teresa gostava de Juliano, porém nunca teve chances com ele, sem falar que no povoado não tem muitas opções de pretendentes.
Após se casar com Lucrécia, Carmelo vai ter uma vida desregrada bebendo toda noite e perdendo muito dinheiro no jogo, com isso Teresa ficará com medo do irmão acabar sua parte da herança deixada pelo pai.
Teresa vai ver o advogado de Carmelo para ver como anda sua parte da herança, mas ele não vai lhe dar nenhuma informação, o que deixa a jovem ainda mais preocupada.
Manuel já voltou para o povoado, ele é um dos únicos amigos de Teresa, por isso ela toma coragem e vai pedir um grande favor ao amigo.
Teresa pede Manuel em casamento, ela vai até a fazenda dos Córdoba conversar com o peão, diz que precisa lhe pedir um favor muito grande e pergunta se Manuel se casaria com ela.
Manuel fica sem entender, mas Teresa vai lhe explicar, diz que Manuel deve achar estranho ela lhe propor casamento, já que são apenas amigos, mas explica que não seria um casamento de verdade e sim um acordo temporário.
Teresa fala para Manuel que quer se casar somente para Carmelo lhe entregar a parte da herança do seu pai, pois Ramiro deixou estabelecido no testamento que ela só vai receber a parte dela quando se casar e que Carmelo ficou como administrador, mas tem medo que o irmão gaste tudo.
Manuel fala que entende Teresa, mas que não pode lhe ajudar, ela fica mal se achando pouca coisa e conta para Assunção o que fez e ela desaprova sua atitude.
Meu Pecado: Lucrécia descobre que Juliano vai se casar