Os 5 assuntos de geografia que mais caem no ENEM

O ENEM está chegando e milhares de estudantes do Brasil inteiro já estão nervosos com as provas, pois, quem se dar bem nesses exames pode conseguir uma vaga em uma universidade pública ou privada, por meio do Prouni, Sisu ou Fies.

Para quem está preocupado com a matéria geografia, aqui vão os 5 assuntos mais abordados no ENEM quando o assunto é essa matéria.

5 assuntos de geografia que mais caem no ENEM

1 – Estrutura fundiária: No nosso país existe uma grande concentração de terras. Menos de 2% dos proprietários são donos de cerca de 40% das propriedades rurais. Diversas vezes, questões sobre estrutura fundiária e outros assuntos de geografia que pedem interpretação de gráficos ou tabelas caem nas provas do ENEM. Uma das consequências da concentração fundiária é a desigualdade social.

2 – Paisagens e meio ambiente: No Brasil podemos encontrar florestas, formações arbustivas e rasteiras, além de uma rica composição vegetal litorânea. É importante estudar domínios morfoclimáticos, biomas e clima.

3 – Urbanização e população: É importante estudar as diferenças entre a urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Estude o que é megacidade, megalópole e metrópole.

4 – Geologia: Na geologia existe o estudo das formas de relevo e da estrutura da Terra. Ela é formada por núcleo, manto e crosta. Devido à dinâmica da crosta terrestre, surgem terremotos, vulcões e relevos como cadeias montanhosas. Estude tectônica de placas e processos de formação de relevo.

5 – Geopolítica: A formação do território brasileiro dependeu de acontecimentos históricos e de características morfoclimáticas da região. Em geografia geral, procure entender a globalização, a multipolarização política, e as organizações reguladoras da economia. Estude as características de países subdesenvolvidos e desenvolvidos. Estude também a organização política, territorial e regional do Brasil para o ENEM.

Portanto, se está preocupado com geografia, foque seus estudos nos assuntos acima que sempre caem no ENEM e tire uma boa nota em sua prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.