Os benefícios da cúrcuma

curcuma-beneficios

As plantas são fundamentais para a continuidade da vida na Terra, pois produzem o seu próprio alimento através do sol e geram o oxigênio para que possamos respirar e para que as células do nosso organismo funcionem. Muitas plantas têm propriedades incríveis para a nossa saúde, e essas propriedades podem até evitar que precisemos consumir remédios que são caros e prejudicam a saúde em longo prazo.

A cúrcuma é uma erva poderosa e é uma das que mais beneficiam a nossa saúde de muitas maneiras. Esses benefícios estão ainda sendo investigados, e cada vez mais são descobertos. Nesse artigo traremos os principais benefícios da cúrcuma, para que você comece o mais rápido possível a usar essa erva em seus pratos.

A cúrcuma combate a inflamação

Os nutrientes da cúrcuma combatem as inflamações. Vários estudos comprovaram que diversos problemas como a artrite, causada por inflamações nas articulações, são reduzidas com o consumo regular da cúrcuma. Isso ocorre porque o principio ativo curcumina, presente na cúrcuma, é um anti-inflamatório natural.

Melhora a saúde do coração

A cúrcuma ajuda a limpar as artérias, e isso previne que as artérias se entupam e ocorram infartos. A atuação da cúrcuma é através da prevenção da oxidação do colesterol. A oxidação do colesterol faz com que esse componente, que em outros casos é até positivo para a saúde, se torne nocivo e danifique as artérias, provocando diversas doenças cardíacas.

Ajuda a prevenir o diabetes

A cúrcuma vem sendo estudada, e foi descoberto que ela pode reduzir o açúcar no sangue, principal causa do diabetes tipo 2. Existe uma droga chamada metformina, usada normalmente para combater e reverter o diabetes tipo 2 aumentando a sensibilidade a insulina de pacientes. A cúrcuma é incrivelmente 400 vezes mais potente do que essa droga, podendo fazer com que as pessoas não precisem mais dela.

A cúrcuma melhora a saúde do cérebro

Tomar todas as precauções com a saúde do nosso cérebro é fundamental para que tenhamos uma mente com saúde na velhice, que é normalmente quando os problemas causados pelo nosso desprezo pela saúde do cérebro começam a aparecer. A cúrcuma é excelente para a saúde do cérebro porque atua no fator neurotrófico, um hormônio de crescimento, que ajuda os neurônios responsáveis por nossa função cerebral a se multiplicarem e criarem novas sinapses, que são as ligações a partir das quais os neurônios enviam impulsos e se comunicam. Essa comunicação é responsável pelo pensamento, e por todas as outras funções do nosso cérebro. A cúrcuma aumenta os patamares desse hormônio no nosso cérebro e evita doenças como o Alzheimer, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *