Outubro Rosa: Exercícios físicos podem evitar 1 em cada 10 mortes por câncer de mama

Estamos no outubro rosa, mês, no qual as pessoas e instituições criam campanhas e fazem tudo que é possível para mostrar as mulheres que é muito importante o autoexame, pois, se o câncer de mama for descoberto no início, as chances de cura dessa terrível doença são muito maiores.

Existem muitas coisas que as mulheres podem fazer para evitar ou tratar o câncer de mama como praticar exercícios físicos, que são muito saudáveis.

Exercícios físicos para evitar o câncer de mama

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, do grupo Nature, uma em cada dez mortes por câncer de mama no Brasil poderia ser evitada com a prática regular de exercícios físicos. A pesquisa teve como colaborador o Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa um período curto de exercícios na rotina já traz muitos benefícios. A atividade física, de acordo com Fátima Marinho, do Ministério da Saúde, protege contra o câncer de mama e também de outros tipos de tumor, diabetes e doenças cardiovasculares.

Um dos fatores para a ocorrência do câncer de mama é o excesso de hormônios que circulam no organismo, principalmente o estrogênio. Os exercícios físicos ajudam a diminuir as concentrações de estrogênio e também de leptina, que é liberada pelo tecido adiposo e já foi relacionada ao câncer de mama e a insulina.

A atividade física muda a função endócrina e fortalece o sistema imunológico. Ainda de acordo com a pesquisa, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas em 2015 se as pacientes tivessem feito ao menos uma caminhada por meia hora por dia, cinco vezes na semana.

O exercício físico não só auxilia a evitar o câncer de mama como também ajuda as mulheres que estão fazendo tratamento.

Outros causadores do câncer de mama são: dieta rica em açúcar, peso em excesso e ingestão de álcool. O sedentarismo é o principal fator de risco do câncer de mama, pois, é responsável por 12% das mulheres com câncer.

Portanto, praticar uma atividade física por 30 minutos por 5 dias na semana pode salvar as mulheres do câncer de mama e de muitas outras doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *