Pesquisa diz que ter um irmão diminui o sofrimento em conflitos familiares

ter um irmão

A família é o mais importante que uma pessoa pode ter. Pois, são pessoas que estão sempre por perto e são capazes de fazer tudo por você. Uma pesquisa afirma que ter um irmão ameniza o sofrimento das crianças em casos de conflitos familiares, como divórcio.

Ter um irmão diminui o sofrimento da criança

Diante de um divórcio ou qualquer outro conflito familiar, há uma forma de diminuir o sofrimento das crianças, que é a companhia de um irmão. Essa é a conclusão que chegou uma pesquisa realizada pelas Universidades de Rochester, Nebraska-Lincoln e Notre Dame, todas localizadas nos Estados Unidos.

O estudo foi feito utilizando dados de 236 adolescentes de um estudo publicado no jornal científico “Child Development”. Os pesquisadores perceberam que irmãos superam rapidamente e sem traumas as brigas entre os pais.

De acordo com a psicanalista Giselle Groeninga, diretora de Relações Interdisciplinares do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) para a revista “Crescer”: “Ter alguém vivendo o mesmo momento traz um apoio emocional e ajuda a elaborar o sentimento diante do conflito. É um movimento de empatia espelhado que causa a cooperação, acolhimento e amor”.

Na realidade, ter um irmão ajuda em todas as situações da vida, pois, é uma pessoa que mora e foi criada com você. Quase sempre os irmãos passam pela mesma situação e no caso de conflitos familiares, não tem como os irmãos não se unirem para vencer um problema.

É verdade que existem muitos irmãos que não se dão bem. Inclusive, eles causam os conflitos na família só para fazer os irmãos sofreram. Porém, a boa notícia é que é a minoria, porque, normalmente um irmão está sempre disposto a ajudar o outro. Não importa se é um irmão ou muitos, pois, é sempre bom enfrentar os problemas da vida ao lado deles.

Portanto, a pesquisa feita pelas Universidades norte-americanas afirma que ter um irmão ao seu lado faz com que as crianças e os adolescentes consigam enfrentar os conflitos familiares com mais serenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.