Na novela Se Nos Deixam Fernanda está passando por algo muito comum entre as mulheres na vida real. Ela acabou encontrando um homem violento que acha ser o dono dela.
Fernanda não aguentou mais os maus tratos de Samuel e decidiu trocar as fechaduras das portas e isso o deixou furioso. O homem irá encontrar Fernanda na casa de Alice e pensará que ela está com Gonçalo.
Samuel tem um ataque de fúria e espanca Fernanda, Gonçalo aparece para defendê-la e quando os dois estão brigando por uma arma, Gonçalo acaba atirando em Samuel que é levado para o hospital muito grave.
Em Se Nos Deixam Fernanda tenta matar Samuel
Nos próximos capítulos de Se Nos Deixam Fernanda vai visitar Samuel para saber como ele está. O homem está dormindo no hospital e Fernanda começa a falar que tem muita raiva dele, por que ele destruiu os sonhos dela e a mulher forte que ela construiu.
Fernanda afirma que se Samuel sobreviver vai querer se vingar de Gonçalo e isso ela não irá permitir ou então ele vai querer machucá-la novamente. A mulher fala que a única forma de poder viver em paz é se Samuel morrer, pois é a vida dele ou a vida dela.
Na trama Se Nos Deixam Fernanda começa a apertar a sonda de Samuel e seus batimentos cardíacos vão caindo. A mulher pensa em Gonçalo que diz que ela tem que rezar para Samuel sobreviver, por que se não ele estará em um grande problema.
Fernanda solta a sonda e começa a gritar por ajuda, pois mesmo ela querendo se livrar desse homem violento ela não pode prejudicar a vida de Gonçalo que salvou a vida dela e ainda é filho da sua melhor amiga Alice.
Portanto, Fernanda ficará desesperada e quase matará Samuel, mas logo ela volta à razão e percebe que se o homem morrer ela ficará livre, mas Gonçalo será prejudicado.