Em Sortilégio as maldades de Helena não tem limite, a vilã para se sair bem vai continuar com suas mentiras.
Helena vai ver Porfírio e conta que no passado, quando era uma mulher casada, conheceu Cristóvão, o filho dele, que os dois tiveram um caso e ela engravidou de gêmeas.
A vilã vai garantir para Porfírio que Sandra e Maria José são netas dele e vai levar essa história pra frente.
Emiliano liga para Maria José pedindo que vá visitar Porfírio e vai lhe contar o que Helena disse ao amigo. A mentira de Helena vai deixar todos na dúvida.
Helena viaja para a capital e vai direto para a mansão dos Lombardo, quando ela chega encontra Maria José com Antônio e Pedro e aproveita para conhecer o neto.
Pedro não vai querer deixar que Helena converse a sós com Maria José e vai culpá-la pelo sequestro da filha e a morte da outra.
Quando consegue ficar sozinha com Maria José, Helena garante para ela que Pedro não é pai dela que o verdadeiro pai de Maria José é Cristóvão e que ela é neta verdadeira de Porfírio.
Helena fala da situação dela e de Jorge, diz que precisam do dinheiro de Porfírio, que o mais provável é que Porfírio vai deixar a herança para Maria José e pede para ela não os abandonar, não abandonar a clínica de Jorge e continuar financiando suas pesquisas.
Maria José vai ser contra, dirá que não concorda com as práticas de Jorge que por causa dele continua sem memória. Fala para Helena que não vai fazer o que ela quer e que se Porfírio lhe deixar como herdeira que vai distribuir o dinheiro dele em instituições de caridade.
Helena começa suas chantagens, fala que Maria José não lhe deixa alternativa se não contar a Pedro que ela não é filha dele. Maria José pede para ela não fazer isso e Helena pedirá para a filha pensar no que ela lhe disse e vai embora.
Sortilégio: Raquel encontra Ulisses morto