Em Te Dou a Vida Helena conseguiu sair da cadeia, porém, não poderá ficar com a guarda de Nícolas, o pequeno vai para um abrigo do governo por seus pais não serem aptos a ficarem com ele.
Helena foi presa tentado sair com Nícolas do país, Ernesto foi acusado por negligência por ter deixado Nícolas fugir, sendo assim, nenhum dos dois vai ficar com a guarda do filho e o pequeno será encaminhado para um abrigo de crianças abandonadas.
Ernesto e Helena vão brigar nos tribunais pela guarda de Nícolas, porém, como não vão conseguir entrar em um acordo a juíza não dará a guarda de Nícolas para nenhum dos dois, sendo assim, o pequeno vai continuar no abrigo do governo.
Horácio é orientado por seu advogado a solicitar a guarda de Nícolas, quem não gosta nada disso é Ernesto, porém, não demora muito para o juiz dar a custódia temporária de Nícolas para Horácio para a alegria dos Vila Senhor.
Nícolas fica muito contente em sair do abrigo e ir viver com o avô, Mônica e também Helena que vai poder ficar perto do filho depois de tanto sofrimento.
Ernesto vai atrás de Helena para pedir para ela deixá-lo ver Nícolas, porém, Helena não vai permitir que o ex-marido se aproxime de Nícolas ainda mais sabendo que Ernesto realmente não é uma boa pessoa e usa uma falsa identidade, pois, nessas alturas todos já sabem que ele é Miguel Hernandes.
Ernesto vai ver Helena diz que Nícolas é a vida dele, que nunca deixou de amar o filho, pede perdão por seus erros, fala que necessita ver Nícolas e pede para Helena conversar com Horácio para que eles cheguem a um acordo, mas Helena vai dizer que é tarde demais para ele se arrepender e não permite que veja Nícolas.