Em Três Vezes Ana Ernestina foi ver Joana a pedido de sua amiga Miranda e não acreditou na vidente que disse que ela tinha mais uma irmã.
Ernestina sabe que Leonor é sua irmã, que é filha de seu pai com outra mulher, até quis dar o lugar que é de direto da empregada, mas ela sempre se negou a assumir seu lugar, pois, não acha certo depois de tanto tempo a história de sua origem vir à tona.
Rodrigo vai ter a oportunidade de se explicar com Ernestina sobre o que aconteceu no passado e vai surpreendê-la com grande revelação.
O empresário diz que os pais de Ernestina o achavam pouca coisa para ela. Ernestina revela que estava disposta a casar com ele mesmo contra sua família.
Rodrigo diz que os pais dela fizeram uma grande canalhice para separá-los, que ela acreditou que a moça que apareceu na casa dela há muitos anos atrás esperava um filho dele, mas não era verdade.
Ernestina fala que aquela mulher garantiu estava grávida de Rodrigo e que já tinha seis meses de gestação e que ele nunca a procurou para negar nem explicar essa história.
Rodrigo fala que tentou procurá-la, mas que não conseguiu e lembra que ela preferiu ficar com o namorado escolhido pelos pais em vez de lutar pelo amor deles.
O empresário diz que aquela mulher realmente estava grávida, que ele a procurou na época que a confrontou por ter aceitado o dinheiro oferecido pelo pai de Ernestina e conta algo impressionante.
Rodrigo revela que aquela mulher garantiu que o pai de Ernestina a mantinha muito ameaçada porque na verdade o filho que ela esperava era dele, do pai dela.
Ernestina agora entende o que Joana lhe disse sobre ser três irmãs e vai comentar isso com Leonor, que vai achar bem possível que seja verdade, já que, o pai da patroa ficava com outras mulheres.
Três Vezes Ana: Santiago descobre que tem um tumor na cabeça