Em Três Vezes Ana Ernestina não está bem de saúde após descobrir que a neta está viva, ela tem um problema no coração e não pode ter fortes emoções.
Ernestina vai receber a visita de Ana Lúcia, vai abraçar, beijar e conversar com a neta depois de tantos anos afastada será um momento de muitas emoções, mas a gêmea vai falar que não é o que a avó esperava.
Quando se recuperar Ernestina vai procurar Joana, a chama de charlatã e diz que ela é cúmplice da mulher que sequestrou a neta dela.
Ernestina fala para Joana que Soledade não tem coração, que se alegra pela sequestradora da neta estar trancada na cadeia, pois, lembra que Ana Lúcia era muito pequena quando Soledade a obrigou a viver longe de sua família de seu sangue.
Ernestina descobre que Soledade é sua irmã. Joana revela que Ana Lúcia nunca esteve longe do próprio sangue porque a mulher que Ernestina tanto despreza e se fez passar por muitos anos por mãe da neta dela na verdade é irmã de Ernestina.
A avó das trigêmeas não vai querer acreditar, diz que Soledade não pode ser sua irmã, fala que Joana está mentindo, pergunta o que pretende inventando uma coisa daquela.
Joana pede para Ernestina ficar calma, fala que não mente e ainda faz mais revelações. A vidente conta que todas as desgraças que vem acontecendo na família de Ernestina não são coincidências, nem caprichos do destino.
Joana revela para Ernestina que existia alguém com muito rancor por trás de tudo que aconteceu com a família dela, ela menciona Evaristo Guerra e Margarida a mãe de Soledade, mas Ernestina vai embora sem querer saber mais detalhes, porém, depois dessa conversa ela começa a ver Soledade de outro jeito.
Quem ainda vai morrer em Três Vezes Ana