Em Três Vezes Ana a verdade sobre a origem de Ana Lúcia veio à tona, porém, muita gente ainda não sabe da verdade, como Ernestina que acredita que a neta está morta.
Edmundo vai aproveitar que Ramiro partiu de viagem com Ana Laura e vai mandar prender Valéria, o que vai gerar uma grande confusão, ele ainda vai até Ernestina contar que Valéria cometeu um desfalque na instituição, por isso, a mandou para a cadeia.
Ernestina vai até a prisão conversar com Valéria acompanhada de Leonor e acaba tendo uma grande surpresa.
Ernestina encontra Soledade na cadeia e termina mal. Valéria está na mesma cela que Soledade, mas quando a avó das trigêmeas chega ao lugar para falar com Valéria dá de cara com a mulher que sequestrou sua neta.
Soledade está conversando com Joana na sala de visitas da cadeia quando Ernestina chega para esperar para ver Valéria, ela cruza com Soledade e a reconhece, pois a viu no desfile de Veridiana e depois ela esteve em sua casa para consertar o vestido de Ana Letícia.
Soledade logo diz que é a mãe de Ana Lúcia, fala que tudo que disseram a Ernestina é verdade, que ela a encontrou no rio quase se afogando e a salvou, que deu a ela a vida como uma mãe dá a um filho e que cometeu o erro de ficar com ela.
A costureira continua tentando justificar o que fez, afirma que ficou com Ana Lúcia porque a partir do momento que a salvou do rio a amou como a uma filha.
Soledade fala que sempre teve uma vida muito humilde, mas que nunca faltou nada a Ana Lúcia, que ela teve uma boa educação e lhe deu valores e tudo mais que estava ao seu alcance.
Ernestina fica perplexa com tudo que ouve, mas Soledade continua fala que dedicou à gêmea sua vida inteira e pergunta se isso não tem valor para eles e quer saber se é justo que por todo o amor que dedicou a gêmea esteja pagando na cadeia.
A avó das trigêmeas, que até então não sabia de nada, acaba não aguentando e desmaia, ela não vai ficar nada bem, já que, tem problema no coração.
Ana Letícia e Ana Lúcia ficam cara a cara pela primeira vez