Em Três Vezes Ana Marcelo vai tomar o controle de sua vida, o investigador vai tentar ficar o máximo de tempo possível na sua real personalidade.
Marcelo resolve deixar de vez Ana Letícia, ele até tira a tatuagem que fizeram juntos no passado. O investigador começa a gostar de Ana Lúcia, assim como Santiago, e vai provar que também é merecedor de ficar com a gêmea.
Em uma noite de chuva Marcelo aceita ficar na pensão, ele vai usar as roupas de Santiago e ter uma conversa longa e sincera com a gêmea.
Marcelo mostra a Ana Lúcia quem realmente é. Ele vai dizer que a mãe morreu quando ele ainda era criança, que o pai sempre foi muito duro, que não teve amigos, que Fernando o ocupava com uma infinidade de atividades e aos onze anos foi internado em um colégio militar e só saía no Natal.
O investigador conta que trabalhou como agente federal, que abriu a própria agência de investigação, mas nunca deixou de colaborar com a polícia. Ele explica que viveu situações de muito risco e que teve que fazer escolhas como para salvar a vida de um inocente precisou matar um criminoso.
Marcelo fala que não se sente orgulhoso de ter matado algumas pessoas, mas que também não se arrepende, pois graças ao seu trabalho muitas crianças puderam voltar para suas famílias.
Ana Lúcia vai dizer que agora entende que por trás da frieza que ele aparenta existe dor, culpa e solidão.
Marcelo fala que inveja Santiago por ele ter encontrado o amor verdadeiro. Ana Lúcia garante a Marcelo que Ana Letícia continua apaixonada por ele, mas Marcelo revela para a gêmea que foi a esposa que encomendou sua morte.
Quem ainda vai morrer em Três Vezes Ana
Xavier descobre toda a verdade sobre sua mãe